Propaganda

segunda-feira, janeiro 09, 2023

Albert Pierrepoint - O Lavador de Almas

Albert Pierrepoint - O Lavador de Almas. Albert Pierrepoint nasceu em Clayton – Inglaterra no dia 30 de março de 1905, foi o mais famoso carrasco da Inglaterra. Entre os anos 1932 e 1955, estima-se que tenha executado 608 pessoas. Provinha de uma família de executores, tendo seu pai e tio como carrascos.

Sua vontade era executar a pena capital em 13 segundos, tal como seu pai fazia. No entanto, buscando ser o número um em seu ofício, certa vez conseguiu executar o condenado em 7 segundos e meio. 

A execução consistia em adentrar a sala do executado, amarrar-lhe as mãos para trás e pernas (na altura das canelas), conduzí-lo para o cadafalso, colocar-lhe um pano sobre a cabeça, colocar o laço da corda no pescoço da vítima e puxar a alavanca para a morte.

Sua reputação aumentou muito por conseguir executar os condenados de modo rápido e, segundo dizia, instantâneo e indolor, ao deslocar a segunda e terceira vértebra, a partir de cálculos específicos para o tamanho da corda necessária, levando-se em consideração atributos físicos da vítima, como peso, altura, sexo e compleição física de modo geral.

Pierrepoint exercia seu mister de modo anônimo até que foi à Alemanha para executar, em apenas uma semana, 47 nazistas condenados à morte. 

Ao retornar à Inglaterra foi tratado como herói por grande parte da população, mas também enfrentou movimentos contra a pena capital.

Não se interessava em saber o crime que o condenado cometera, pois ficava alheio aos pedidos de clemência da vítima. Apenas exercia o seu trabalho demonstrando respeito pelas vítimas, responsabilizando-se ele próprio pelos cuidados com o corpo após a morte e exigindo um tratamento respeitoso com o falecido. 

Segundo ele, o condenado morto passava a ser um inocente, pois havia pago pelo crime que cometeu. 

Com isso dizia que não era Albert Pierrepoint quem realizava as execuções, motivo pelo qual conseguiria dormir tranquilamente à noite. 

Sua própria esposa demorou anos até saber a profissão do marido, que viajava por toda a Inglaterra executando a pena capital.

Exerceu sua profissão sem qualquer problema até que certa vez teve que executar aquele a quem considerava seu único amigo: Tish. Tal fato foi o estopim para uma crise de consciência, pois jamais se ressentira por qualquer das execuções. 

Tish era um amigo de longa data com quem fazia uma dupla para interpretar personagens engraçados enquanto vivia sua vida comum. 

Tish, no entanto, estrangulou sua amante, por não suportar a traição e posterior rejeição dela. Sob intenso sofrimento, Pierrepoint cumpriu sua missão e executou Tish, que havia sido condenado à morte.

A vida de Pierrepoint é retratada em um filme de igual nome por Adrian Shergold, traduzido para o Brasil como “O Lavador de Alma” (2005) e é estrelado por Timothy Spall.

Albert Pierrepoint faleceu em 10 de julho de 1992 em Southport – Inglaterra aos 87 anos de idade.



Albert Pierrepoint - O carrasco Nazista 

0 Comentários: