Propaganda

segunda-feira, novembro 07, 2022

Ele quis saber!


Não houve conversão no leito de morte. – Disse Druyan. Nenhum apelo a Deus, nenhuma esperança sobre uma vida pós-morte, nenhuma pretensão que ele e eu, que fomos inseparáveis por vinte anos, não estávamos dizendo adeus para sempre. Ele não queria acreditar? – Ela perguntou. Carl nunca quis acreditar. – Ela respondeu ferozmente “Ele quis SABER”.

 (Ann Druyan, esposa de Carl Sagan, na revista Newsweek.)

Carl Edward Sagan nasceu em Nova Iorque no dia 9 de novembro de 1934. Foi um cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, divulgador cientifico e ativista norte-americano. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas e também de mais de vinte livros de ciência e ficção cientifica.

Foi durante a vida um grande defensor do ceticismo e do uso do método cientifico. Promoveu a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinadas a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana.

Mediante suas observações da atmosfera de Vênus, foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária. Também fundou a organização não governamental Sociedade Planetária e foi pioneiro no ramo da Exobiologia. 

Sagan passou grande parte da carreira como professor da Universidade Cornell, onde foi diretor do laboratório de estudos planetários. Em 1960 obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago.

Sagan é conhecido por seus livros de divulgação científica e pela premiada série televisiva de 1980 Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que ele mesmo narrou e co-escreveu. 

O livro Cosmos foi publicado para complementar a série. Sagan escreveu o romance Contact, que serviu de base para um filme homônimo de 1997. Em 1978, ganhou o Prêmio Pulitzer de Não Ficção Geral pelo seu livro The Dragons of Eden.

Morreu em Seattle no dia 20 de dezembro de 1996 aos 62 anos, de pneumonia, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea (mielodisplasia).

Ao longo de sua vida, recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho de divulgação científica. Sagan é considerado um dos divulgadores científicos mais carismáticos e influentes da história, graças a sua capacidade de transmitir as ideias científicas e os aspectos culturais ao público não especializado

0 Comentários: