Propaganda

sexta-feira, novembro 11, 2022

Geometria

A menor distância entre dois pontos é sempre uma reta na geometria euclidiana.

Essa é a geometria que geralmente se aprende na escola, onde as figuras são bidimensionais e representadas em uma superfície plana como uma folha de caderno.

Na vida real, a menor distância é uma curva chamada geodésica. Isso porque (para o desespero dos terraplanistas) nosso planeta não é plano! Assim, não se usa a geometria euclidiana, mas a geometria riemaniana.

É este o conceito que os planejadores de voos usam para traçar as rotas de aviões de maneira a economizar tempo e combustível.

Fonte da imagem: @worldwide_engineering

Geometria de Riemann ou geometria Riemanniana é o ramo da geometria diferencial que estuda variedades de Riemann, variedades diferenciáveis (ou suaves) com uma métrica Riemannianai.e. com um produto interno sobre o espaço tangente em cada ponto em qual varia continuamente (ou suavemente) de ponto a ponto.

Isto dá uma noção local particular de ângulo, comprimento de curvas, área de superfície, e volume. A partir disto, algumas outras grandezas globais podem ser obtidas por integração de contribuições locais.

Com a introdução da geometria analítica, muitos problemas de álgebra podem ser transformados em problemas de geometria e vice-versa, muitas vezes conduzindo à simplificação das soluções.



0 Comentários: