Propaganda

quarta-feira, novembro 02, 2022

Austrália – O Filme de drama romântico



 

Austrália é um filme de drama romântico épico histórico de 2008 dirigido por Baz Luhrmann e estrelado por Nicole Kidman, Hugh Jackman, e outros. É o filme australiano de segunda maior bilheteria de todos os tempos, atrás de Crocodile Dundee.

O roteiro foi escrito por Luhrmann e roteirista Stuart Beattie, com Ronald Harwood e Richard Flanagan. 

O filme é uma história de caráter, situado entre 1939 e 1942, contra um pano de fundo dramatizada dos acontecimentos no norte da Austrália, no momento, tais como o bombardeio de Darwin, durante a Segunda Guerra Mundial.

Produção ocorreu em Sydney, Darwin, Kununurra e Bowen. O filme foi lançado na Austrália e nos Estados Unidos em 26 de novembro de 2008, com as datas de lançamento em todo o mundo subsequentes todos lançados no final de dezembro de 2008 e janeiro e fevereiro de 2009.

Sinopse

Em 1939, Lady Sarah Ashley viaja da Inglaterra para o norte da Austrália para impedir que seu marido namorador venda sua estação de gado, Faraway Downs. Seu marido envia um tropeiro de gado independentes, chamado de "Drover", para transportá-la para Faraway Downs. 

O marido de Lady Sarah é assassinado pouco antes dela chegar e as autoridades lhe dizem que o assassino é um ancião aborígine, o "Rei George".

Enquanto isso, o gerente da estação de gado Neil Fletcher está tentando ganhar o controle de Faraway Downs, de modo que Lesley 'King' Carney terá um monopólio de gado completo, dando-lhe poder de negociação com um oficial do exército australiano, o Capitão Dutton, que quer comprar o gado.

Sem filhos, Lady Sarah é cativada pelo menino Nullah, que tem uma mãe aborígine e um pai branco. Nullah diz a ela que ele tem visto o gado sendo conduzido para a terra de Carney - em outras palavras, o gado está sendo roubado dela. 

Devido a isso Fletcher maltrata Nullah e ameaça a ele e a sua mãe, então Lady Sarah discute com Fletcher e decide tentar a condução do gado por si mesma.

Quando Nullah e sua mãe se escondem das autoridades em uma torre de água, sua mãe se afoga. Lady Sarah conforta Nullah cantando a música "Over the Rainbow" do filme O Mágico de Oz. Nullah diz a ela que o "Rei George" é seu avô, e que como seu ancestral, ele também é um "homem mágico".

Lady Sarah convence Drover a levar o gado para Darwin para venda. Drover é amigável com os aborígines, e, portanto, é evitado por muitos dos outros brancos no território. 

É revelado que ele era casado com uma mulher aborígine, que morreu por não ter tratamento médico em um hospital por causa de sua raça. Lady Sarah também revela que ela é incapaz de ter filhos.

Drover lidera uma equipe de seis outros vaqueiros, incluindo Lady Sarah, Magarri, que é o cunhado de Drover, Nullah e o contador do gado e Kipling Flynn, para conduzir os 1.500 bovinos de Darwin. 

Eles se deparam com diversos obstáculos ao longo do caminho, incluindo um conjunto de fogos feitos pelos homens de Carney que assusta o gado, resultando na morte de Flynn quando o grupo tenta impedir que o gado caia sobre um penhasco.

Lady Sarah e Drover se apaixonam e ela ganha uma nova apreciação para o território australiano. A equipe conduz o gado através do perigoso deserto Never. 

Então, quando finalmente entregam o gado em Darwin, o grupo tem que correr para o navio antes do gado de Carney ser carregado. Depois, Lady Sarah, Nullah e Drover vivem juntos e felizes em Faraway Downs por dois anos.

Enquanto isso, Fletcher mata Carney, se casa com sua filha Cath Carney, assume o império do gado de Carney e continua a ameaçar Lady Sarah. Fica estabelecido que Fletcher foi o verdadeiro assassino do marido de Lady Sarah e é também o pai de Nullah.

Nullah é chamado para ir em uma caminhada (um rito de passagem) com seu avô "Rei George", mas em vez disso é tomado pelas autoridades e enviado para viver em Mission Island (uma ilha fictícia, mas inspirada por Bathurst Island) com as outras crianças meia-aborígenes (apelidada de "gerações roubadas"). Lady Sarah, que vem pensando em ter Nullah como seu filho adotivo, vai resgatá-lo.

Enquanto isso, ela trabalha como operadora de rádio em Darwin durante a escalada da Segunda Guerra Mundial. Quando os japoneses atacam a ilha Darwin em 1942, Lady Sarah teme que Nullah tenha sido morto. Drover, que havia brigado com Lady Sarah, volta a Darwin e fica sabendo que ela foi morta no bombardeio.

Drover, ao saber do rapto de Nullah na Mission Island, vai com Magarri e um jovem sacerdote para resgatá-lo junto com as outras crianças. Enquanto isso, Lady Sarah está prestes a voltar, mas quando Drover e as crianças navegam de volta ao porto de Darwin, e Nullah toca "Over the Rainbow" com sua gaita, Lady Sarah ouve a música e os três ficam reunidos.

Fletcher, perturbado com a ruína de seus planos e com a morte de sua esposa durante ataque aéreo japonês, tenta atirar em Nullah, mas é morto pelo Rei George. Lady Sarah, Drover e Nullah voltam para a segurança da remota Faraway Downs. Lá, o rei George pede para Nullah, que voltar Outback com seu avô.

Critica

Austrália teve recepção mista por parte da crítica especializada. Com base em 38 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 53% no Metacritic.

Em avaliações mistas, do Charlotte Observer, Lawrence Toppman disse: "Realmente deveria ter sido feito há 60 anos. Teria sido mais oportuno, com o seu conto de vida no norte remoto desse país durante a Segunda Guerra Mundial. O excesso de atuação picante, estereótipos e exageros dramáticos teriam sido mais de acordo com o estilo da Idade de Ouro de Hollywood."

Do Austin Chronicle, Kimberley Jones: "Luhrmann quer tudo - comédia e tragédia, bombástica e sentimental". "Quando funciona, sua vertigem brincando com a loja de doces é contagiante. Quando isso não acontece - quando ele vai de bobo para bombástico num plano de 60 segundos - ele perfura proporções de Australia e cai do épico para simplesmente exausto."

Rolling Stone, Peter Travers: "Olhando tudo, a saudação épica do diretor Baz Luhrmann para sua terra natal, faria o filme do ano. Mas, torcido com um roteiro acolchoado, inchado com subtramas e sentimentalismos desavergonhados é posto para baixo."

The Globe and Mail (Toronto), Liam Lacey: "Ao todo, Austrália é tão terrivelmente ansioso para agradar que ao longo você se sente como sendo preso por um grande cachorro que fica lambendo o seu rosto por cerca de três horas: que é teoricamente cativante, mas honestamente, uma condição grosseira."

Miami Herald, Rene Rodriguez: "Você sabe que algo está errado quando você está no meio de uma imagem que corre em menos de três horas e você está tentado sacar seu celular e enviar aos seus amigos uma mensagem de texto que diz "Mandem comida."

New York Daily News, Elizabeth Weitzman: "Com Australia, Luhrmann, obviamente tem a intenção de organizar um grande romance contra o cenário épico da Segunda Guerra Mundial. Mas o que temos em vez disso é uma bagunça pesada que precisava de mais seis meses na sala de edição." 

0 Comentários: