Propaganda

quinta-feira, junho 01, 2023

A Lógica


Lógica tem dois significados principais: discute o uso de raciocínio em alguma atividade e é o estudo normativo, filosófico do raciocínio válido. 

No segundo sentido, a lógica é discutida principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática e ciência da computação.

Ambos os sentidos se baseando no foco comum referente a harmonia de raciocínio, a proporcionalidade formal entre argumentos, assim sendo, a correta e equilibrada relação entre todos os termos, a total concordância entre cada um deles dentro de um desenvolvimento.

A lógica examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais são falaciosas.

Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafisica, ontologia, epistemologia e ética.

Na matemática, estudam-se as formas válidas de inferência de uma linguagem formal. 

Na ciência da computação, a lógica é uma ferramenta indispensável. Por fim, a lógica também é estudada na teoria da argumentação.

A lógica foi estudada em várias civilizações da Antiguidade. Na Índia, a recursão silogística, Nyava remonta há 1900 anos.

Na China, o Moismo e a Escola dos Nomes datam de há 2200 anos.

Na Grécia Antiga a lógica foi estabelecida como disciplina por Aristóteles, com a sua obra Organon.

Ele dividiu a lógica em formal e material. O estudo da lógica era parte dom Trivium clássico, juntamente com a gramatica e a retórica.

Lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, raciocínio abdutivo e o raciocínio dedutivo.


"Se você é feio, pobre, burro e, mesmo assim, tem um monte de mulher dando em cima de você, só tem uma explicação: Você mora embaixo de um prostíbulo."

Lógica

0 Comentários: