Propaganda

segunda-feira, maio 29, 2023

Nikola Tesla - Inventor austro-húngaro

Nikola Tesla - Inventor austro-húngaro

Nikola Tesla nascido em Smiljan (Império Austro-húngaro) foi um inventor, engenheiro eletrotécnico e engenheiro mecânico sérvio mais conhecido por suas contribuições ao projeto do moderno sistema de fornecimento de eletricidade em corrente alternada (CA). 

Deixou importantes contribuições para o desenvolvimento das tecnologias mais importantes dos últimos séculos, como da transmissão via rádio, da robótica, do controle remoto, do radar, da física teórica e nuclear e da ciência computacional.

Nascido e criado no Império Austríaco, Tesla estudou engenharia e física na década de 1870 sem se formar, e ganhou experiência prática no início da década de 1880 trabalhando em telefonia e na Continental Edison, na nova indústria de energia elétrica.

Em 1884, emigrou para os Estados Unidos e se naturalizou cidadão americano. 

Ele trabalhou por um curto período na Edison Machine Works, em Nova Iorque, antes de começar por conta própria. Com a ajuda de parceiros para financiar e comercializar suas ideias, Tesla montou laboratórios e empresas em Nova Iorque para desenvolver uma variedade de dispositivos elétricos e mecânicos. 

Seu motor de indução de corrente alternativa e patentes relacionadas ao sistema polifásico, licenciadas pela Westinghouse Eletric em 1888, lhe renderam uma quantia considerável de dinheiro e se tornaram a pedra angular do sistema polifásico que a empresa acabou comercializando.

Tentando desenvolver invenções que pudesse patentear e comercializar, Tesla conduziu uma série de experimentos com osciladores/geradores mecânicos, tubos de descarga elétrica e radiografia.

Também construiu um barco de controle remoto, um dos primeiros já exibidos. 

Tesla tornou-se conhecido como inventor e demonstrou suas realizações para celebridades e patronos ricos em seu laboratório, e destacou-se por seu talento em palestras públicas. 

Durante a década de 1890, Tesla seguiu suas ideias para iluminação sem fio e distribuição mundial de energia elétrica sem fio em seus experimentos de alta tensão e alta frequência em Nova Iorque e Colorado Springs. 

Em 1893, ele fez pronunciamentos sobre a possibilidade de comunicação sem fio com seus dispositivos.

Tesla tentou colocar essas ideias em uso prático em seu projeto inacabado da Wardenclyffe, uma transmissora sem fio intercontinental de comunicações e energia, mas ficou sem dinheiro antes que pudesse concluí-lo.



Última foto do inventor Nikola Tesla pobre e abandonado em hotéis de quinta categoria nos Estados Unidos

Depois de Wardenclyffe, Tesla experimentou uma série de invenções nas décadas de 1910 e 1920 com graus variados de sucesso.

Tendo gasto a maior parte de seu dinheiro, Tesla morava em uma série de hotéis de Nova Iorque, deixando para trás contas não pagas. 

Ele morreu na cidade de Nova Iorque no dia 7 de janeiro de 1943, no New Yorker Hotel

O trabalho de Tesla caiu em relativa obscuridade após sua morte, até 1960, quando a Conferência Geral de Pesos e Medidas nomeou a unidade SI de densidade de fluxo magnético como tesla em sua homenagem. 

Houve um ressurgimento do interesse popular em Tesla desde os anos 1990.

 




 

0 Comentários: