Propaganda

sábado, junho 03, 2023

Casa secreta


"Essa Mulher é uma casa secreta. Em seus cantos, guarda vozes e esconde fantasmas... Quem entra nela, dizem, não sai nunca mais...”

(Eduardo Galeano) 

Secreto é um termo empregado para designar o departamento de um oficial do governo bizantino.

Originário do termo secretário, que aparece pela primeira vez em 303 como os tribunais romanos que investigavam acusações contra cristãos, adquiriu o sentido de departamento pelo século IX, tendo sido assim empregado pela primeira vez no Cletorológico de Filoteu; derivam dele os títulos secrético, asecreta, e logótela do secreto.

Ocasionalmente o termo também foi empregado para designar o consistório e o corpo inteiro de altos oficiais. Até o século XI teve como termo concorrente logotésio.

No contexto eclesiástico, do século VII em diante o termo secreto foi empregado para indicar o concílio e/ou corte patriarcal e o salão do concílio patriarca, tendo mais tarde sido associado ao departamento do cartofilax.

Nos séculos XIV e XV, o secreto imperial (katholikon sekreton) designou a corte judicial suprema do império, controlado pelos juízes universais (katholikoi kritai), na qual as decisões não poderiam ser apeladas

0 Comentários: