Propaganda

sábado, junho 03, 2023

Bomba Atômica - Não cai uma folha sem o consentimento de Deus. Uma Bomba Atômica também.

"Deus diz que não cai uma folha da árvore se ele não permitir"

"Deus também diz que não cai uma bomba atômica se ele não permitir" - Caiu.

Bomba Atômica - Não cai uma folha sem o consentimento de Deus. Uma Bomba Atômica também.

Madrugada do dia 6 de agosto. Um grupo de aviões norte-americanos decola de uma base militar.

Eram bombardeiro modelo B-29, altamente modificados para poder voar mais alto, mais rápido e longe do alcance de qualquer artilharia antiaérea. Um destes aviões foi batizado com o nome de Enola Gay.

Apesar de ser um avião bombardeiro, ele carregava apenas uma bomba. Uma única bomba, que também recebeu um nome: Um avião e uma bomba, que mudariam o curso da história.

Estamos no ano de 1945. A guerra assola nosso planeta e quase todos os países do mundo, mesmo que indiretamente, estão envolvidos. Esta guerra recebeu o nome de Segunda Guerra Mundial.

São dois blocos em combate. Um conjunto de países, denominado de Eixo e liderados por Alemanha, Itália e Japão, luta contra o grupo de países liderados por França, Rússia e Inglaterra, chamados de Aliados.

Mas no ano de 45 a configuração da guerra já está bastante diferente. Os Estados Unidos, que inicialmente não participavam diretamente, entraram na guerra ao lado dos Aliados.

O líder da Alemanha, Adolf Hitler, acabara de se suicidar, mas uma nação que até pouco tempo era essencialmente agrária - e que se tornou fortemente imperialista, invadindo países à sua volta - ainda resistia: o Japão.

O avião aliado Enola segue para a maior das ilhas japonesas, sobrevoando-a já pela manhã do mesmo dia 6 de agosto.

Aproximando-se de uma cidade japonesa bastante populosa - repleta de operários, estudantes, mães e filhos e filhas, soldados, médicos, políticos e muitos outros, num total aproximado de 300 mil moradores - o piloto do avião solta a bomba, a única que carregava, e se afasta rapidamente.

Não era uma bomba comum. Quero dizer, ela explode e tudo o mais, mas não é uma explosão que a gente vê em filme, dessas que destroem uma casa ou um quarteirão.

Aquela bomba era uma bomba que levou muitos anos para ser desenvolvida, em segredo. E era a primeira vez que ela foi usada contra seres humanos. Era uma Bomba Atômica. 

A bomba atômica, ou Bomba A, como ficou conhecida, era muito mais poderosa que uma bomba convencional, feita de explosivos químicos.

Ela foi desenvolvida pelos Estados Unidos ao longo de 4 anos. Vários cientistas trabalharam intensivamente na teoria nuclear – que havia sido descoberta recentemente, produto da mecânica quântica - e na sua aplicação.

Vários testes subterrâneos de explosão atômica foram necessários para chegar à bomba atômica. O desenvolvimento dela ficou conhecido como Projeto Manhattan.

A bomba Little Boy explodiu sobre aquela cidade. O piloto do avião olhou a explosão e viu uma enorme nuvem de poeira e terra se levantando, parecia um cogumelo.

Um cogumelo tão grande que ultrapassava as nuvens. A cidade lá embaixo foi devastada pela explosão: até 30 quilômetros as casas foram queimadas e destruídas.

As pessoas próximas do local da explosão morreram na hora. Talvez elas nem tenham sentido dor, já que a explosão foi muito rápida. Mas elas morreram.

Ainda havia mais sofrimento por vir. Aquela bomba, assim como todas as Bombas A, funcionava através de um processo nuclear chamado de fissão de urânio e plutônio radioativo.

Esta é uma maneira muito eficiente de se liberar uma enorme quantidade de energia, na forma de calor e radiação. 

Mas a fissão não libera apenas calor: toda a região onde a bomba explode fica contaminada com material radioativo.

Este material vai liberando sua energia lentamente, de uma maneira invisível, ao longo de muitos anos, na forma de radiação.

Qualquer pessoa que tenha escapado do impacto da bomba, mas que estivesse próxima daquela região, passou também a receber doses diárias dessa radiação. 

Dessa forma, passaria a sofrer de tonturas, vômitos, queimaduras na pele, queda de cabelos e sangramentos, ficaria estéril com o passar do tempo, podendo morrer em alguns dias ou por poucos anos.

Três dias depois da explosão sobre essa cidade, chamada de Hiroshima, uma segunda bomba semelhante explodiu sobre outra cidade japonesa.

Agora era uma versão aperfeiçoada da primeira bomba, maior e mais poderosa, e que foi batizada de Fat Man.

Apesar de ser mais poderosa que Little Boy, a Fat Man causou menos estrago por causa da posição geográfica da cidade. 

Ainda assim, muitas pessoas morreram, e grande parte da cidade, chamada de Nagasaki, foi destruída.

Esta foi a segunda e a última vez em que uma bomba nuclear foi utilizada contra seres humanos. O Japão se rendeu e assim a guerra terminava.

Paz Mundial

Iniciava-se o período que ficou conhecido como Guerra Fria, com o desenvolvimento de armas cada vez mais mortíferas.

Apareceram as bombas termo nucleares, também conhecidas como Bombas de Hidrogênio ou Bombas H, que funcionam com um processo nuclear mais eficiente que a fissão: a fusão nuclear. 

Muitos países atualmente têm bombas nucleares armazenadas, numa quantidade que daria para destruir a superfície da Terra várias vezes. O Brasil é um país pacifista que não fabrica armas nucleares.

Hoje em dia são muitos os pedidos de paz mundial, época em que esses pedidos parecem ser mais necessários do que nunca.

0 Comentários: