Propaganda

sexta-feira, janeiro 19, 2024

Setenil de las Bodegas - Espanha


 

Setenil de las Bodegas é um município da Espanha na província de Cedia, comunidade autônoma da Andaluzia, de área 82 km2 com população de 3.016 habitantes (2005) e densidade populacional de 36,75 hab/km².

O principal atrativo deste município é a própria localidade de Setenil de las Bodegas, devido à beleza e originalidade do traçado urbano, que em alto declive desce do castelo adaptando-se ao percurso do rio, o que lhe confere uma singular disposição com diferentes níveis em altura.

Na parte baixa os habitantes aproveitaram a erosão da rocha pelo rio para construir debaixo da rocha as suas casas.

É um excecional exemplo de um tipo de casa denominado "abrigo sob rochas" que, contrariamente a outras construções semitroglodíticas desenvolvidas na Andaluzia, não escava a rocha, antes se limita a fechar a parede rochosa e desenvolve a residência de forma longitudinal.

Faz parte da Rota das aldeias brancas.

A Rota das aldeias brancas é uma rota turística que compreende grande parte dos povos de Andaluzia, Espanha, na comarca da Serra e alguns da comarca da Janda da província de Cádiz e da Serranía de Ronda, na província de Málaga.

O seu nome vem do branco das fachadas das casas das aldeias, pintadas com cal para repelir o calor. Muitas destas aldeias pertencem ao Parque Natural da Serra de Grazalema, o que lhes dá um fator adicional de interesse turístico.


0 Comentários: