Propaganda

segunda-feira, janeiro 15, 2024

Florinda Bolkan - Atriz brasileira radicada na Itália

Omar Shariff, Florinda Bolkan e Michael Caine

 

Florinda Bolkan, nome artístico de Florinda Soares Bulcão, atriz brasileira que nasceu no dia 15 de fevereiro de 1941, na cidade de Uruburetama, no estado do Ceará.

Florinda viveu em Fortaleza e no Rio de Janeiro antes de se mudar para a Itália em 1968 e fazer carreira no cinema. Lá, ela adaptou a grafia de seu sobrenome (Bulcão) para torná-lo mais pronunciável aos estrangeiros.

Filha do poeta, jornalista e político José Pedro Soares Bulcão (1873-1942) e de sua segunda esposa Maria Hosana Sousa Bulcão, viveu algum tempo em Fortaleza e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde já morava uma de suas irmãs.

Foi inicialmente datilógrafa de uma empresa de engenharia, aprendeu taquigrafia e estenografia, estudou inglês e francês e, afinal, conseguiu um emprego como comissária de bordo da Varig.

Foi para os Estados Unidos, onde participou de comerciais de televisão e conheceu personagens do jet set, como Porfirio Rubirosa, famoso playboy internacional, e Samuel Wainer, então exilado em Paris, que, em 1968, apresentou Florinda à condessa Marina Cicogna, produtora cinematográfica que se tomou sua grande amiga e a levou para passar férias em Isquia.

Lá, Florinda conhece Luchino Visconti, primo de Marina. Ele improvisa um teste com Florinda e acaba por lhe dar uma pequena parte no seu filme, La conduta degli dei, então em preparação.

Revelada por Visconti, Florinda atuou em mais de 50 filmes, trabalhando com diretores renomados, como Christian Marquand, Damiano Damiani, Guiseppe Patroni, Giuliano Montaldo, Elio Petri, James Claveli, Michele Lupo, Enrico Maria Salerno, Vittorio de Sica, Richard Lester e Franco Prosperi.

Além do próprio Visconti, que a dirigiu em Os Deuses Maldito, ao lado de Dirk Bogarde, Ingrid Thulin e Helmut Berger. Depois de participar de dezenas de filmes na Europa, voltou ao Brasil para participar do seriado A Rainha da Vida, da Rede Manchete.

A história, passada no Ceará, narra o drama de Antônia Fidalga, uma mulher vilipendiada pelo marido que abandona a sua cidadezinha e sai pelo mundo. Na sua estreia cinematográfica, Candy, contracenou com o beatle Ringo Starr.

Ganhou por três vezes o David di Donatello, considerado o "Oscar" do cinema italiano, prêmio que também já foi dado a Sophia Loren, Claudia Cardinale e Monica Vitti.

Quando a contratou para fazer Una Breve Vacanza, o filme que iria lançá-la no mercado dos estados Unidos, De Sica lhe disse: "Escolhi você porque seus olhos são de quem já conheceu a fome". Ao que Florinda respondeu: "Quem nasce no Ceará traz uma carga de verdade muito dura e forte".

Durante 20 anos, Florinda foi companheira da condessa Marina Cicogna, produtora de Una Breve Vacanza.

Em 2000, a atriz fez sua estreia como diretora, com o filme brasileiro Eu Não Conhecia Tururu. Além de dirigir, ela também faz um dos papeis principais. Florinda Bolkan continua trabalhando como atriz de cinema e televisão, especialmente na Itália.


0 Comentários: