Propaganda

quinta-feira, janeiro 18, 2024

Himachal Pradexe – Índia


 

Himachal Pradexe é um dos estados da Índia da. As línguas oficiais são o hindi e o pahari e a capital e maior cidade é Ximelá.

Ao Norte está o Estado de Jamu e Caxemira, a leste o Tibete sob ocupação chinesa, a sudeste o Utaracanda, o Utar Pradexe e Harianá a sul e o Panjabe a sudoeste.

Aliás, durante o período de dominação britânica, a região era conhecida como os "Estados montanhosos do Panjabe".

Ximelá

Ximelá é a capital e a maior cidade do estado do Himachal Pradexe, no Noroeste da Índia. É a sede do distrito homônimo e o principal centro de turismo, comércio, educação e cultura das regiões montanhosas do estado.

Em 2011, a cidade tinha 169.578 habitantes, o que faz dela uma das capitais estaduais da Índia com menos população. O distrito é limitado pelos distritos de mandi e Kulu a norte, Kinnaur a leste, Solan a oeste, Sirmaur a sul e pelo estado de Utaracanda a sudeste.

Na cidade encontram-se vários edifícios de estilo tudorbethano e neogótico da era colonial, bem como templos e igrejas. A arquitetura colonial e a beleza natural da cidade atraem muitos turistas.

As principais atrações incluem o Pavilhão do Vice-rei (Viceroy Lodge ou Rashtrapati Niwas), a Igreja de Cristo, o Templo de Jakhu, a Mall Road e o The Ridge, com estas duas últimas formando o centro da cidade. 

O caminho de ferro Calca-Ximelá, construído pelos britânicos e inaugurada em 1903, está classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, integrando o sítio "Caminhos de Ferro de Montanha na Índia.

Devido à sua topografia, com grandes inclinações, Ximelá acolhe a corrida de bicicleta de montanha MTB Himalaya, considerado o maior evento do seu tipo na Ásia Meridional. Na cidade encontra-se o maior rinque de patinagem de gelo natural da Ásia Meridional.

A estação de patinagem no gelo começa geralmente no início de dezembro e vai até ao fim de fevereiro. Além de ser um centro turístico, a cidade é também um polo de ensino, com várias faculdades e centros de investigação.


0 Comentários: