Propaganda

quarta-feira, outubro 25, 2023

Desespero ou Insensibilidade – “4 crianças a venda, informe-se aqui"


 

Esse é o registro de quatro irmãos ao lado de uma placa com o anúncio "4 crianças a venda, informe-se aqui", enquanto a mãe, grávida, aparece escondendo seu rosto no momento em que a foto foi tirada, em agosto de 1948.

A foto apareceu pela primeira vez no jornal The Vidette-Messenger de Valparaiso, Indiana, em 5 de agosto de 1948, contando a história da família Chalifoux, que estava sendo despejada de seu apartamento.

Sem terem para onde ir, o motorista de caminhão de carvão desempregado e sua esposa, Sr. Chalifoux e Sra. Lucille Chalifoux, decidem vender seus quatro filhos.

No degrau superior (da esquerda para a direita) estão Lana, 6 anos, e Rae, 5 anos. Abaixo estão da (esquerda para a direita) Milton, 4 anos, e Sue, 2 anos.

Em dois anos, todas as crianças da foto, assim como o bebê que a mãe carregava na época, foram vendidas ou doadas para casas diferentes. Rae e seu irmão Milton foram vendidos por 2 dólares para a família Zoeteman em 27 de agosto de 1950.

Seus nomes foram mudados para Beverly e Kenneth e, embora a situação de sua mãe biológica fosse horrível, sua nova casa não foi uma grande salvação. Frequentemente, eles eram acorrentados em um celeiro e forçados a trabalhar muitas horas no campo.

Milton lembra de ter sido chamado de "escravo" por sua nova figura paterna, rótulo que ele aceitou na época porque não entendia o que significava.

O filho mais novo, David, que estava no ventre de sua mãe no momento da fotografia, foi legalmente adotado por Harry e Luella McDaniel, que moravam a apenas alguns quilômetros de distância.

David diz que seus pais adotivos eram rígidos, mas amorosos e apoiadores. Rae saiu de casa aos 17 anos, logo depois de passar por uma situação brutalmente traumática. Quando adolescente, ela foi sequestrada e estuprada, o que resultou em uma gravidez. Foi mandada para um Lar para meninas grávidas e teve seu bebê adotado.

À medida que Milton crescia, reagia às surras, à fome e a outros abusos com violência, o que o fez ser considerado uma ameaça à sociedade por um juiz na época.

Milton passou vários anos em um hospital psiquiátrico, depois de ser forçado a escolher entre o hospital psiquiátrico e um reformatório. Os irmãos foram ter notícias de Lana e Sue (a Irmã mais velha e a mais nova respectivamente) anos depois, pelas redes sociais.

Lana havia morrido em 1998 de câncer, mas Sue ainda estava viva. Foi criada não muito longe de sua casa original, crescendo no bairro East Side em Chicago. A Mãe das cinco crianças Lucille, casou-se novamente após vender e dar seus filhos e teve mais quatro filhas.

Eventualmente, quando os seus primeiros filhos a visitaram, ela foi descrita como completamente desprovida de amor pelos seus filhos separados, não tendo qualquer arrependimento por tê-los deixado. A opinião de Sue sobre a mãe biológica é: “Ela precisa estar no inferno queimando”.

David, o irmão mais novo, defendeu a frieza de sua mãe como evidência de um mundo diferente e miserável. “Assim que minha mãe me viu, ela disse: 'Você se parece com o seu pai'”, disse David. “Ela nunca se desculpou.

Naquela época, era a sobrevivência. Quem somos nós para julgar? Somos todos seres humanos. Todos nós cometemos erros. Ela poderia estar pensando nas crianças. Não queria que nós morrêssemos”.

Milton tinha uma perspectiva diferente sobre a situação: “Minha mãe biológica, nunca me amou. Ela não se desculpou por me vender. Ela me odiava tanto que nem se importou”.

0 Comentários: