Propaganda

segunda-feira, outubro 23, 2023

Apocalypto - Filme de Mel Gibson


 

Apocalypto é um filme norte-americano de 2006, do gênero épico e ação e drama, realizado e dirigido por Mel Gibson.

Com filmagens iniciadas em 21 de novembro de 2005, Apocalypto estreou nos cinemas brasileiros em 26 de janeiro de 2007 e conta uma história que se passa na península de Iucatã, antes da colonização espanhola, durante o período da civilização maia.

Todos os personagens do filme usam o dialeto maia falado na região do Iucatã.

O filme recebeu resenhas majoritariamente positivas, com os críticos elogiando a direção de Gibson, a cinematografia de Dean Semler e as performances do elenco, embora o retrato da civilização maia e a precisão histórica tenham sido criticados, com muitos acusando o filme de "racismo".

Enredo

O caçador Jaguar Paw (Garras de Jaguar) vive com a sua mulher que está grávida, com o seu filho e com o seu pai numa idílica aldeia na selva da América Central.

Quando um dia a sua aldeia é atacada por um outro povo, ele luta em um massacre no qual o seu próprio pai é assassinado. Garras de Jaguar consegue, apesar de tudo, esconder a sua família num buraco profundo, tipo "poço", deixando-a em segurança.

Juntamente com outros membros do seu povo, acaba por ser capturado e é levado para uma cidade Maia, na qual durante o percurso veem uma garota que faz um presságio.

Há controvérsias, mas Gibson alegadamente não quis mostrar uma civilização, mas fazer um filme com muito suspense e adrenalina.

Lá as mulheres capturadas são vendidas como escravas e os homens são levados para uma pirâmide, onde serão mortos ritualmente.

Quando chega a vez de Garras de Jaguar ser sacrificado, acontece um eclipse solar, que é interpretado pelo sumo-sacerdote como um sinal de que o deus-sol não necessita de mais sacrifícios e o presságio começa.

Garras de Jaguar e outros prisioneiros são então levados para um campo onde terão que, literalmente, correr pelas suas vidas, enquanto lhes são disparadas flechas e pedras. 

Garras de Jaguar é bem-sucedido na fuga matando o filho de Lobo Zero e consegue, mesmo gravemente ferido embrenhar-se na selva, seguido por um grupo de guerreiros.

Após Garras de Jaguar matar alguns guerreiros durante uma perseguição, onde ele é quem está sendo perseguido. Este corre para salvar sua vida, para retornar para a aldeia destruída para retirar sua mulher e filho do poço.

É uma corrida contra o tempo, pois se as chuvas começarem, ele sabe que o "poço" ficará cheio de água e sua família poderá morrer. No fim começa a chover, a mulher dele acaba dando à luz no poço, onde foi deixada por ele. Consegue chegar ao "poço", vê a família e continua a correndo.

Precisa continuar a fuga, pois ainda está sendo perseguido por Lobo Zero e outros dois guerreiros.

Lobo Zero o alcança e quando acha que vai vingar a morte do filho, cai na armadilha de anta e morre. 

Garras de Jaguar continua a correndo e chega na praia e atrás deles estão os dois guerreiros sobreviventes.

Na praia, eles ficam distraídos com a chegada de navios espanhóis, Garras de Jaguar aproveita a distração e consegue fugir de ambos. 

Ele retorna à sua aldeia destruída e salva sua mulher e os filhos. Com a família reunida, procura um novo começo.



 

0 Comentários: