Propaganda

sexta-feira, setembro 29, 2023

Aqua Tofana - O Soro do Século XVII que matou centenas de maridos


 

Aqua Tofana - O Soro do Século XVII que matou centenas de maridos - Aqua Tofana foi um veneno forte criado na Sicília por volta de 1630 que era supostamente amplamente utilizado em Palermo, Nápoles, Perugia e Roma, Itália. 

Foi associada a Giulia Tofana, ou Tofania, uma mulher de Palermo, supostamente líder de uma quadrilha de seis envenenadores em Roma, que vendia Aqua Tofana a possíveis viúvas.

A primeira menção registrada de Aqua Tofana data de 1632-33, quando foi usado por duas mulheres, Francesca la Sarda e Teofania di Adamo, para envenenar suas vítimas. 

Pode ter sido inventado e designado em homenagem a Teofania. Ela foi executada por seus crimes, mas várias mulheres associadas a ela, incluindo Giulia Tofana (que pode ter sido sua filha) e Gironima Spana, mudaram-se para Roma e continuaram a fabricar e distribuir o veneno.

O 'nome comercial' "Manna di San Nicola" ("Maná de São Nicolau de Bari ") pode ter sido uma estratégia de marketing destinada a desviar as autoridades, visto que o veneno era vendido abertamente tanto como cosmético quanto como objeto devocional em frascos. que incluía uma foto de São Nicolau. 

Mais de 600 vítimas teriam morrido por causa deste veneno, a maioria maridos. Entre 1666 e 1676, a Marquesa de Brinvilliers envenenou seu pai e dois irmãos, entre outros, e foi executada em 16 de julho de 1676.

Ingredientes e Sintomas

Os ingredientes ativos da mistura são conhecidos, mas não como foram misturados. Aqua Tofana continha principalmente arsênico e chumbo, e possivelmente beladona. Era um líquido incolor e insípido e por isso facilmente misturável com água ou vinho para ser servido durante as refeições.

A intoxicação por Aqua Tofana pode passar despercebida, pois a substância é límpida e não tem sabor. Tem ação lenta, com sintomas semelhantes a doenças progressivas ou outras causas naturais. 

Os sintomas observados são semelhantes aos efeitos do envenenamento por arsênico. Os envenenados por Aqua Tofana relataram vários sintomas. A primeira pequena dosagem produziria sintomas semelhantes aos do resfriado. 

A vítima estava muito doente na terceira dose; os sintomas incluíam vômito, desidratação, diarreia e sensação de queimação no sistema digestivo. A quarta dose mataria a vítima. 

Como a ação era lenta, dava às vítimas tempo para se prepararem para a morte, incluindo escrever um testamento e arrepender-se. O antídoto frequentemente dado era vinagre e suco de limão. 

Lenda sobre Mozart

A lenda de que Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) foi envenenado com Aqua Tofana é completamente infundada, embora tenha sido o próprio Mozart quem iniciou esse boato. 

0 Comentários: