Propaganda

quarta-feira, setembro 27, 2023

A Diferenciada Fauna Australiana


 

A Diferenciada Fauna Australiana - A fauna da Austrália possui elevado índice de endemismo. Ou seja, existem muitos animais que só habitam por lá.

Para os diferentes grupos de vertebrados o número de espécies endêmicas varia entre 80 e 90%.

Os mamíferos costumam chamar a atenção. Além de abrigar espécies que depositam ovos (ornitorrinco e echidna: foto no canto inferior direito) há na Austrália grande diversidade de marsupiais.

Os marsupiais são animais que dão à luz a filhotes não completamente formados.

O restante do desenvolvimento ocorre na parte externa do corpo da mãe, geralmente no interior de uma dobra da pele (bolsa ou marsúpio).

Aqui na América temos poucos marsupiais, como as cuícas e os gambás (ou saruês), mas na Austrália existe incrível diversidade, que inclui o coala, o canguru, o vombate e muitos outros.

A Austrália fazia parte do supercontinente chamado Gondwana que também incluía a América do Sul, a África, a Índia e a Antártica. A Gondwana começou a se fragmentar há cerca de 150 milhões de anos.

Por volta de 60 milhões de anos atrás, a Austrália se isolou completamente. Tal isolamento e o clima único da região parece ter sido responsável pela evolução dessa fauna diferenciada.

 

0 Comentários: