Propaganda

segunda-feira, julho 31, 2023

Bloodwood Tree - A Arvore que sangra


 

Bloodwood Tree, a árvore que sangra é encontrada em Angola, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Tanzânia, Zaire, Zimbábue, Zâmbia, etc.

Cientificamente é conhecida como Pterocarpus angolensis, nativa da parte sul da África. Esta árvore pinga um fluido vermelho escuro quando cortada.

Observando minuciosamente a seiva vermelha, percebe-se que na verdade é uma goma conhecida como “Kino” e a cor vermelho-sangue é uma substância química chamada tanino; os mesmos encontrados no vinho.

Os taninos são compostos naturais encontrados em caules, cascas e sementes. Eles são os principais compostos que fazem com que algumas plantas sejam amargas ou tenham cor, daí a razão do fluido vermelho profundo da árvore.

A árvore Bloodwood tem seiva vermelha ou marrom escura que é liberada sempre que há um corte na árvore ou quebra de um galho, ao contrário das árvores comuns que têm seiva amarela ou branca. A seiva vermelha é redesenhada para coagular e selar feridas.

Um belo pacto da cultura africana são suas crenças. Crenças que nos orientam em tudo o que fazemos; e em relação a esta incrível árvore; alguns dizem que é assustador ver um tronco cortado da árvore pingando o líquido vermelho escuro.

Enquanto os moradores locais acreditam que a árvore é mágica e tem propriedades curativas. Os ramos são usados ​​para curar micose, dores agudas, malária, febre da água negra, problemas estomacais, problemas oculares e aumentam a produção de leite materno.

Outros misturam gordura animal para fazer cosméticos. As árvores Bloodwood têm casca áspera marrom-escura, uma bela copa em forma de guarda-chuva e flores amarelas.

A árvore cresce de 12 a 18 metros de altura. Conhecido por vários nomes, como Mukwa, Muniga e Kiaat.

Tornaram-se um fascínio para turistas e moradores locais, especialmente porque a madeira em si é ótima para produzir móveis de alta qualidade.

Os moradores dizem que a árvore pode ser facilmente esculpida e fácil de trabalhar. Segundo relatos, possui algumas qualidades que o tornam durável, fácil de colar, parafusar e aceita polimento muito bem.

Além disso, tem a capacidade de encolher muito bem durante o processo de secagem e isso o torna um material adequado para canoas, pisos de banheiros e construção de barcos.

0 Comentários: