Propaganda

terça-feira, agosto 01, 2023

Solitário

Quando gosto, gosto e me alucino sem balbúrdia. Quando padeço, emudeço e me consumo aos poucos, na sorte desgraçada da minha soberba.

Agora, que fugiste novamente, na partida, nem as lágrimas teus olhos molham, nem te comoves, nem te causa pena a separação.

Fico então, na solidão da tua partida, volto o rosto e estremeço, ao ver teu vulto sumindo, na longínqua volta da estrada oposta!

(Francisco Silva Sousa - Foto: Pixabay.)

Solitário exprime a ideia de fazer algo sozinho e assim é vulgarmente empregue tanto em náutica como no alpinismo.

Vela

Em náutica diz quando o velejador não está acompanhado, mas manobra sozinho.

Determinados barcos à vela são concebidos com esse fim como com o nosso português Lusito muito no género do Optimist, e o Laser e onde tudo é disposto para que só um velejador manobre a embarcação (no caso dos dois primeiros, crianças).

O problema é todo outro nas provas em solitário como a Solitaire du Figaro onde no mar aberto um só velejador tem que manobrar o veleiro que foi em princípio concebido para uma navegação em equipagem.

Outras provas extremas deste género são a Route du Rhum que é uma prova transatlântica, e ainda pior a Vendée Globe que é uma volta ao mundo em solitário!

Montanha

Algumas provas à vela ao largo são corridas a dois e no dizer dos velejadores ainda é mais "física" que a em solitário na medida em que cada um quer dá sempre o máximo antes de se ir repousar durante mais tempo do que quando navega em solitário.



0 Comentários: