Propaganda

terça-feira, janeiro 30, 2024

O Primeiro Transatlântico do Mundo


 

O Siracusia foi o maior navio construído na Antiguidade e um de iguais dimensões só foi construído no século XIX.

O projeto foi obra de Arquimedes e para sua construção o tirano Hierão II foi quem arcou com as despesas e depois foi de Siracusa (306-215 a.C.) para Arquias de Corinto.

Tinha 55 metros de comprimento, embora algumas fontes falem em 110 metros, e 14 metros de largura, um tamanho colossal que exigiu o trabalho de 300 artesãos e um ano inteiro de trabalho.

Sua capacidade de carga era surpreendente: entre 1.600 e 1.800 toneladas, podendo acomodar até 1.940 passageiros, entre tripulantes e soldados, e cerca de 20 cavalos com seus estábulos.

Tinha ainda 142 cabines para passageiros de primeira classe. Poderia ser chamado de "o primeiro transatlântico da antiguidade".

Possuía ginásio, biblioteca, sala de estar, banhos, sala de leitura em forma de relógio de sol, sala de jantar, um templo dedicado a Afrodite Pontia e cujo chão era em ágata, bem como vários jardins.

O seu luxo era tanto que a sua decoração incluía madeiras nobres, pedras preciosas, mosaicos com a história da Ilíada, estátuas, pinturas e tetos em caixotões. Transcrição JALG

0 Comentários: