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sábado, fevereiro 03, 2024

Quem Inventou a Roda?


 

Dada a complexidade, o mecanismo com uma "roda encaixada num eixo" para um sistema de transporte deve ter sido desenvolvido de uma só vez. Um Invento único, cerca de 5.500 anos atrás.

Inicialmente a roda não foi usada diretamente para transporte, mas para outras funções, como modelar cerâmica, diversão, ou moer alimentos. Os vestígios de roda para usos anteriores ao transporte são mais antigos. ​

​9500–6500 a.C.: Neolítico acerâmico;

6500–4500 a.C.: Neolítico cerâmico (Halaf);

4500 a.C.: invenção da roda de oleiro, início da Idade do Cobre (período de Ubaid);

4500–3300 a.C.: Idade do Cobre, primeiros veículos com roda, domesticação do cavalo;

3300–2200 a.C.: Idade do Bronze;

2200–1550 a.C.: Idade do Bronze, invenção da biga.

A evidência mais antiga especificamente de transporte com rodas é entre 5.100 e 5.300 anos atrás - na cidade de Uruk, Mesopotâmia.

Mas o processo de Aprendizagem foi longo. Artefatos circulares com formato de roda encontrados em registros históricos demonstram um longo processo de aprendizagem e desenvolvimento. Objetos circulares em formato de roda são encontrados em pinturas rupestres que remontam há 40 mil anos.

No entanto, a roda com uma estrutura montada num eixo para fins de transporte aparece nos registros arqueológicos há 5500 anos atrás, em gravuras de cerâmica.

Duas regiões no mundo disputam a primazia de ter inventado a roda como meio de transporte, a Mesopotâmia, na região do atual Iraque, e Eurásia, entre a Polônia e Alemanha e Dinamarca.

À mão ou a pé as primeiras rodas foram usadas em uma atividade que durante milhares de anos tinha sido central na expressão da criatividade humana: a cerâmica. Tudo começou com os tornos, que eram acionados pelas mãos ou pés dos oleiros.

Alguns séculos depois, em algum momento na metade de 3.000 a.C., passaram-se a usar, a partir dos tornos, o princípio do volante de motor, usando a energia acumulada da pesada pedra para acelerar o processo. Refinar essa ideia de modo a torná-la peça fundamental para movimentar um veículo levou tempo. Tamanha sutileza só foi alcançada com a evolução das ferramentas.

Para que as rodas pudessem girar livremente sem fricção, a cavidade no centro delas, bem como as extremidades do eixo, tinham que ser perfeitamente redondas e suaves.

Mas não foi só isso. O eixo tinha que ter um encaixe perfeito, pois se estivesse muito frouxo, as rodas cambaleariam. Por outro lado, se estivesse muito apertado, as rodas não se movimentariam.

O tamanho do eixo também não poderia ser muito grosso porque isso gerava muita fricção. Tampouco muito fino, porque poderia quebrar. "Em um veículo projetado para transportar cargas pesadas, um eixo curto de diâmetro pequeno e de encaixe apertado fazia sentido e os primeiros veículos de carga tinham apenas 1 metro de largura", explica Anthony.

Para o especialista, o sistema era tão complicado que não deve ter se desenvolvido em fases: a hipótese é de que a estrutura foi desenvolvida de uma só vez.' Explosão de evidências

'Não sabemos exatamente onde ou tampouco nunca saberemos efetivamente quem o inventou primeiro. Mas, segundo evidências arqueológicas, a roda começou a ser usada rapidamente na Eurásia e no Oriente Médio. “Há uma explosão de evidências arqueológicas de veículos com rodas a partir de 3,4 mil a.C.", diz Anthony.

As primeiras imagens de veículos de rodas que foram encontradas decoram uma vasilha de cerâmica que data de 3.500 a 3.350 a.C. Trata-se dos Trichterbecker, que habitavam a região hoje formada por Polônia, Alemanha Oriental e sul da Dinamarca.

Essa região disputa com a Mesopotâmia (atual Iraque) o título de berço da roda. Modelos tridimensionais de carroças de cerâmica com quatro rodas foram desenterrados em meio a tumbas dos Baden no leste da Hungria e datam de 3.300 a 3100 a.C.

Já na Rússia e na Ucrânia, debaixo de túmulos, foram descobertos cerca de 250 veículos de carga entre 3.000 a 2.000 a.C.

Fontes: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41795604

Anthony, David A. (2007). The horse, the wheel, and language: how Bronze-Age riders from the Eurasian steppes shaped the modern world. Princeton, N.J: Princeton Unive.

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