Propaganda

quarta-feira, dezembro 06, 2023

A Devils Tower (Torre do Diabo)


 

A Devils Tower (Torre do Diabo) é um lacólito colunar, com topo relativamente plano, que possui 275 metros de altura. Localiza-se na região nordeste do estado de Wyoming, nos estados Unidos e se destaca do relevo ao seu redor. É composicionalmente similar à rocha fonólito.

Muitas tribos ameríndias (Arapahos, Crows, Cheyennes, Kaiowás, Lakotas e Shoshones) têm laços culturais com este monólito muito anteriores à chegada dos europeus e dos primeiros imigrantes. Vários nomes foram dados ao monólito pelas várias tribos.

Na cultura popular, o monólito é famoso por ter aparecido no filme de ficção cientifica Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Stevan Spielberg.



Wyoming

O Wyoming é um dos 50 estados dos Estados Unidos. Wyoming foi elevado à categoria de 44º estado da União em 10 de julho de 1890. É o décimo maior dos 50 estados dos EUA, o menos populoso (aumento de 14,1% desde 2000) e o segundo mais escassamente povoado.

Suas divisas interestaduais são compartilhadas com os demais seis estados das Grandes Planícies e das Montanhas Rochosas: Montana, ao norte e noroeste, Dakota do Sul e Nebraska a leste, Colorado ao sul, Utah ao sudoeste, e Idaho a oeste. Cheyenne, a capital e cidade mais populosa, está localizada no canto sudeste do estado.

A origem etimológica do topônimo Wyoming vem de uma palavra do idioma indígena Delaware cujo significado é "terra de vastas planícies", sendo um espaço de ambiente bem descrito do estado natural, onde são abrigadas quase tantas antilocapras quanto as pessoas.

Os habitantes de Wyoming espalham-se pela totalidade do território em pequenas cidades economicamente desprivilegiadas onde as principais atividades econômicas são a pecuária, a agricultura e a mineração, assentamentos e em comunidades onde são oferecidas ​​oportunidades de lazer ao ar livre sem comparação.

A cada ano milhares de pessoas são visitantes dos parques nacionais de Yellowstone - um dos maiores parques naturais do mundo e o primeiro dos Estados Unidos – e Grand Teton, o que prova que o turismo é grande fonte de renda ao lado de outras atividades primárias.

Além disso, o Estado tem um baixo índice de criminalidade e pouca poluição. Um dos apelidos de Wyoming é o Estado da Igualdade, porque foi o primeiro estado do país onde foi aprovada uma constituição em que era incluído uma disposição de garantia às mulheres do direito de voto.

Os habitantes naturais do Estado de Wyoming são denominados pluralmente wyominguitas, sendo no singular wyominguita. A segunda menor densidade demográfica dos Estados Unidos pode se justificar pela distância ao mar e grandes lagos, e também pela presença de reservas naturais onde a construção de novas residências e estabelecimentos comerciais é proibida.

As terras de Wyoming são predominantemente grandes espaços abertos, acabando com vistas das montanhas no horizonte. Com uma altitude média de 2 040 metros e o ponto mais alto nos 4 211 metros de altitude, apenas o estado de Colorado têm uma altura média superior.

O lago Yellowstone no parque de Yellowstone é o maior corpo de água, mas existem outros entre as cordilheiras e nas barragens construídas pelo homem.




Clima

O clima, geralmente, em Wyoming é semiárido e continental, sendo que é mais seco e ventoso, em comparação com os outros estados dos Estados Unidos, com extremos de temperatura que podem chegar a 31 graus celsius. Durante o verão, as temperaturas médias elevadas em julho chegam a 29 °C na maior parte do estado.

Com o aumento da altitude, porém, essa média cai rapidamente com locais acima de 2.700 metros, sendo que é a média em torno 21 °C. Na maior parte do estado, a maioria de precipitação de chuva tende a ser na primavera e início de verão. Wyoming é um estado seco, com grande parte das terras que recebem menos de 250 mm de chuva por ano.

A maior temperatura registrada no estado foi de 46 °C em 12 de julho de 1900 e a menor temperatura registrada foi de -54 °C em Riverside no dia 9 de fevereiro de 1933.

Terras Públicas

Mais de 48% do território de Wyoming é propriedade do governo dos Estados Unidos, sendo que o estado é o sexto com mais privatizações do governo. Isso equivale a cerca de 121 808 km2, detida e administrada pelo governo.

Além disso, Wyoming contém áreas que estão sob a gestão do Serviço Nacional de Parques e outras agências. Estas são: Parque Nacional de Yellowstone e o Park Grand Teton Nacional.

0 Comentários: