Propaganda

segunda-feira, outubro 02, 2023

Águia de Bronze Nazista

A águia de bronze do navio alemão Almirante Graf Spee. A escultura de metal (2,3 metros de altura, quase 350 kg de peso) adornava o 'almirante Graf Spee', durante a Segunda Guerra Mundial, navio de guerra alemão que afundou em dezembro de 1939 no Rio da Prata, em frente à Montevideo, Uruguay.

O governo alemão temia que a escultura caísse nas mãos dos neonazistas, um tribunal no Uruguai decidiu que a águia deveria ser vendida. 

No passado, o governo alemão tentara impedir a venda da águia no mercado aberto. Razão: os neonazistas podiam comprar a escultura para glorificar o governo nazista.

Em vez disso, preferiria que a águia fosse exibida em um museu. Em fevereiro de 2006, um empresário encontrou a águia na costa do Uruguai.

Mas, a partir de então, houve uma longa disputa legal sobre a figura de bronze com coroa de folhas de carvalho e suástica.

O capitão Hans Langsdorff ordenou o 'almirante Graf Spee fosse afundado pela tripulação para que a moderna tecnologia naval não caísse nas mãos do inimigo.

Os marinheiros foram transferidos para a Argentina, muitos ficaram lá e formaram famílias. O capitão Langsdorff se suicidou logo em seguida


 

0 Comentários: