Propaganda

segunda-feira, setembro 11, 2023

Xico, Valle do Chalcó


 

Xico, Valle do Chalcó - Vulcão Xico, o famoso Umbigo do Mundo. Por incrível que pareça, o que você está vendo na imagem é a enorme Cratera Xico, localizada a 40 km do CDMX no México

Uma das formações geológicas mais surpreendentes do país, é também uma das mais desconhecidas. Este é o vulcão Xico, localizado no leste do Vale do México.

E durante anos passou despercebido, porque a sua magnificência só pode ser apreciada de cima. Somente através de um helicóptero, drone ou disparo de satélite, é possível ver o círculo perfeito deste colosso. É por isso que desde os tempos antigos o chamam de “O umbigo do mundo”.

Xico é uma cidade do Estado do México, México. Serve como sede municipal do município de Valle de Chalco, com o qual é, para todos os efeitos práticos, contíguo. O município fica adjacente ao lado leste do Distrito Federal e faz parte da área metropolitana da Cidade do México. 

A cidade e o município ficam no antigo leito do Lago Chalco, que foi drenado como grande parte da Bacia do México. O nome da cidade vem do vizinho morro do Xico (Cerro de Xico) e o nome do município vem do antigo lago mais uma referência ao "Programa Nacional de Solidariedade" que aqui foi iniciado.

O Glifo e o escudo do município fazem referência a ambos os nomes. É uma entidade distinta da cidade e município de Chalco, que fica nas proximidades. "Chalco" em ambos os nomes se refere à tribo Chalcó que foi um dos habitantes originais da região.

A Cidade

A história pré-hispânica inicial refere-se à área ao redor do Cerro de Xico e da Ilha de Xico, já que a maior parte da cidade moderna estava submersa até relativamente recentemente. 

A área era composta principalmente por vilas de pescadores de 900 AC a 100 DC. No entanto, de 550 a 650, a área foi dominada pela cultura Teotihuacan. De 650 a 750, um assentamento Otomi ganhou destaque. 

Os Acxotecas chegaram por volta de 1328, mesma época em que aqui começou a agricultura chinampa. Xico foi conquistado pelos astecas Tezozomoc em 1381, após o que grupos de mexicas se estabeleceram aqui, estendendo o sistema agrícola chinampa nos séculos XIV e XV. 

A área foi cedida à Hernán Cortés pelo rei espanhol em 1529. A área moderna começou no século XIX, quando Porfirio Díaz ordenou a drenagem do Lago Chalco, o que devastou as economias das antigas comunidades costeiras. 

A Revolução Mexicana tentou compensar estas comunidades com a criação de ejidos, sendo os dois maiores a Estación Xico com 507 hectares e San Miguel Xico com 250 hectares. Estes ejidos, assim como a atual cidade e município, assentam quase inteiramente no antigo leito do lago.

Na maior parte, a área permaneceu árida até o final da década de 1970, quando houve um súbito afluxo de famílias vindas das partes central e sul do México em busca de terras. 

Apesar da sua proximidade, não havia infraestruturas para serviços básicos, incluindo escolaridade para as crianças. Muitas pessoas compraram terras ejido causando problemas legais. 

O governo federal teve de intervir para instalar serviços básicos e regularizar os direitos de propriedade de mais de 77.000 parcelas de terras ejido que foram vendidas. No entanto, a área não se tornou um município separado até 1994. No censo de 2005 a população do Xico era de 331.321 pessoas.

Os únicos locais notáveis ​​na área são o Cerro del Marqués, que contém vestígios arquitetônicos e arqueológicos, mas não estão abertos ao público. 

No entanto, existe o Museo Comunitário (Museu Comunitário) que exibe achados arqueológicos locais localizados na Casa de Cultura “Chalchiuhtlicue. Há também a Ex – Hacienda de Xico que foi construída na mesma época em que o lago foi drenado.  




0 Comentários: