Propaganda

sábado, setembro 16, 2023

Geórgia, um país na interseção da Europa com a Ásia


 

Geórgia, um país na interseção da Europa com a Ásia, é uma antiga república soviética com aldeias na cordilheira do Cáucaso e praias no Mar Negro.

A nação é famosa por Vardzia, um grande mosteiro em cavernas que data do século XII, e pela antiga região produtora de vinho de Cachétia.

A capital, Tbilisi, é conhecida pela arquitetura diversificada e pelas ruas labirínticas de paralelepípedos de sua cidade antiga.

O nome desse país da região do Cáucaso, entre a Europa e a Ásia, é derivado do nome do seu santo padroeiro: São Jorge. (Uma observação: a Geórgia-país nada têm a ver com a Geórgia-estado norte-americano)

A Geórgia é um pequeno país situado na divisa entre a Europa e a Ásia. Além da Rússia, faz fronteira com a Armênia, Turquia e Azerbaidjão.

A Geórgia possui uma população de 3,8 milhões de habitantes, a maioria de etnia georgiana. O país abriga também uma imensa quantidade de russos, ucranianos, armênios e outros povos.

A capital e maior cidade da Geórgia é Tbilisi, com 1,1 milhão de habitantes.  As maiores cidades da Geórgia são, pela ordem: Tbilisi, Kutaisi, Batumi, Rustavi e Zugdidi.

A grande maioria da população segue a igreja ortodoxa. Existe, no entanto, um grande contingente de protestantes, judeus, católicos romanos e muçulmanos.

Quase toda a população fala o georgiano, uma língua sem nenhum parentesco com as línguas indo-europeias (ou seja, eslavas, germânicas, latinas…). Devido à influência soviética e a imigração de russos étnicos para a região, a segunda língua mais falada é o russo.

Além de não possui parentesco com nenhuma das línguas faladas na Europa, o georgiano possui o seu próprio alfabeto.

A Geórgia é um país jovem, cuja independência foi conquistada em 1991 depois de romper com a União Soviética.

O país possui duas regiões independentes: a Abcásia e a Ossétia do Sul. Ambas são reconhecidas por apenas um grupo de seis ou sete países, mas não pela Organização das Nações Unidas, União Europeia e Estados Unidos.

A Geórgia fica quase que inteiramente aos pés da Cordilheira do Cáucaso, uma cadeia de montanhas que também corta o sul da Rússia (Ossétia do Norte, Chechênia, Inguchétia e Daguestão) e partes do Azerbaidjão, Armênia, Irã e Turquia. O ponto culminante é o Monte Chkara, com cerca de 5200 metros de altitude.

A Geórgia é conhecia por suas fontes de água mineral, montanhas majestosas e florestas (que cobrem 40% do país). Possui também construções consideradas patrimônios da humanidade pela Unesco, como a Catedral de Bagrati e o Mosteiro de Ghélati, ambos de arquitetura medieval.

A economia da Geórgia apresenta grande dinamismo, com destaque para o segmento industrial - químico e têxtil. A mineração é desenvolvida por meio da extração de manganês e cobre.

A agricultura, por sua vez, baseia-se no cultivo de frutas cítricas. O turismo é outra atividade econômica de fundamental importância para o país, uma vez que a localização geográfica da Geórgia (banhada pelo mar Negro) proporciona belezas naturais que atraem milhares de visitantes.

Em 2009, a Geórgia se desligou da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), bloco formado pelas antigas nações que integravam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.


0 Comentários: