Um Dia de Fúria é um filme
de drama policial de 1993 dirigido por Joel Schumacher e escrito por
Ebbe Roe Smith. O filme é estrelado por Michael Douglas no papel
principal de William Foster, um divorciado e desempregado de uma firma de
defesa.
O filme gira em torno de
Foster como ele provoca uma agitação violenta em toda a cidade de Los Angeles,
tentando alcançar a casa de sua ex-mulher a tempo para a festa de aniversário
de sua filha.
Ao longo do caminho, uma
série de encontros, tanto trivial e provocante, o levam a reagir com violência
e fazer observações sarcásticas sobre a vida, a pobreza, a economia, e
capitalismo.
Robert
Duvall co-estrela como Martin Prendergast, um envelhecido sargento da
LAPD no dia de sua aposentadoria, que enfrenta suas próprias frustrações,
assim como ele rastreia Foster.
O título do filme,
referindo-se ao colapso mental de Foster, é retirado da canção de ninar
“London Bridge Is Falling Down”, que é um motivo recorrente ao longo do filme.
Martin Prendergast (Robert
Duvall) é um policial no seu último dia de trabalho antes de se aposentar,
e que arrisca a sua própria vida para tentar impedir William Foster (Michael
Douglas), um homem que está emocionalmente perturbado porque perdeu o seu
emprego e vai encontrar-se com Beth (Barbara Hershey), a sua ex-mulher, e de
sua filha, sem querer reconhecer que o seu casamento já terminou há muito
tempo.
No seu caminho que
percorre, William vai matando todos os que forem aparecendo na sua frete e
abusam de uma boa vontade que ele já perdera há muito tempo, como comerciantes
estrangeiros, membros de uma gangue.
Trabalhadores que fecham
uma rua, trabalhando sem razão apenas para não ter seus salários reduzidos, e
um neonazista dono de uma loja que oferece artigos bélicos, que destrói o
presente que William pretendia entregar à filha em seu aniversário, justamente
nesse dia.
O filme arrecadou $40.9
milhões contra um orçamento de $25 milhões. Foi o filme número um do fim de
semana durante as suas duas primeiras semanas de lançamento (26-28 de fevereiro
a 5-7 de março de 1993).
Comentários sobre o filme
foram geralmente positivas. Falling Down detém uma
classificação de 73% "certificado fresco" na Rotten Tomatoes e
uma pontuação de 56 de 100 ("críticas mistas ou média") no
Metacritic.
Roger Ebert, que deu ao
filme uma crítica positiva no momento de seu lançamento, afirmou de William
"D-Fens" Foster: “O que é fascinante sobre o personagem de Douglas,
como está escrito e interpretado, é o núcleo de tristeza em sua alma. Sim, no
momento em que encontrá-lo, ele tem ido sobre a borda. Mas não há nenhuma
alegria em sua fúria, não há liberação.
Ele parece cansado e
confuso, e em suas ações, ele inconscientemente segue os scripts que ele pode
ter aprendido com os filmes, ou no noticiário, onde outros desajustados frustrados
desabafam sua raiva em pessoas inocentes.”
Tasha Robinson de The A. V.
Club tem sido crítico do filme: "É aparentemente concebida como uma
espécie de comédia de humor negro sobre os pequenos aborrecimentos da vida, e
como eles podem acumular-se e tornar-se tão enlouquecedor que ao longo da
violência catártica do início parece ser a única opção satisfatória.
Mas a reação violenta de
Douglas ao seu entorno, e da forma como o filme trata praticamente todos em
torno dele como sem valor, e apresenta sua violência como a recompensa de
comédia, transforma-o em um tom surdo, autopiedade lamento sobre a terrível
perseguição de frente para a maioria oprimida em uma era do politicamente
correto e crescente multiculturalismo.
No seu feio, mundo
distorcido, quase todos, mas esse louco é burro, incompetente, e ofensivo, e
sua única solução possível é para limpar alguns desses perdedores ao largo da
face da terra, depois morrer. É um filme profundamente odioso disfarçado
alternadamente (e de forma irregular) quer como tragédia ou humor".
James
Berardinelli escreveu "Um dia de fúria é repleto de humor
negro, quase ao ponto onde ele poderia ser classificado como uma 'comédia de
humor negro'". John Truby chama o filme "uma
história anti-Odisseia "sobre" a mentira do sonho
americano. Ele acrescenta: "Não me lembro de rir tanto em um filme".
Escritor do The
Washington Post Hal Hinson observou "como ele fez em Fatal
Attraction e Wall Street, Douglas leva novamente o manto
simbólico do Zeitgeis. Mas em Falling Down, ele e Schumacher querem
ter seu bolo e comê-lo, pois eles querem que ele seja um herói e um vilão, e
ele simplesmente não vai funcionar".
Na época de seu lançamento,
o pai de Douglas, o ator Kirk Douglas, declarou: "Ele interpretou de forma
brilhante. Eu acho que é o melhor pedaço de trabalho até à data".
Ele também defendeu o filme
contra os críticos que afirmavam que ele glorifica transgressões da lei:
"O personagem de Michael não é o 'herói' ou 'mais novo ícone urbano'. Ele
é o vilão e a vítima, vemos muitos elementos de nossa sociedade que
contribuíram para a sua loucura. Nós até temos pena dele. Mas o filme nunca
tolera suas ações".
Controvérsia
A Korean
American Coatition protestou sobre o filme pelo seu tratamento das
minorias, especialmente o dono da mercearia coreana. A Warner Brothers da
Coreia cancelou o lançamento de Falling Down na Coreia do
Sul após ameaças de boicote.
Trabalhadores
desempregados da defesa também ficaram irritados com seu retrato no filme. Falling Down tem
sido descrita como uma exploração definitiva da noção de "homem branco com
raiva"; o personagem D-FENS foi destaque nas capas de revistas, incluindo
a revista Newsweek na edição de 29 de março de 1993, e
relatado como uma forma de realização do estereótipo.
Influências
A cena de abertura dos créditos compartilha a mesma atmosfera claustrofóbica com a sequência inicial de 8 1/2 de Fellini, em cada uma das duas sequências há um homem em seu carro, preso no trânsito em uma passagem subterrânea cheia de fumaça, que está se sentindo cada vez mais em desacordo com a realidade em que vive, as duas histórias, em seguida, partem de maneiras bastante distintas na forma da evasão, arte e irrealidade no cinema, violência e insanidade de Fellini, no caso de Joel Schumacher.
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