Propaganda

sábado, junho 10, 2023

Gotas


 

O tamanho duma gota é específico para cada tipo de substância líquida, podendo, por esse motivo, ser usada como unidade de medida de quantidade dessa substância, dentro de certa margem de erro.

A medida volumétrica da gota varia em função do coeficiente de tensão superficial do líquido e da forma física do bico gotejador ou de onde a gota é formada.

A variação da temperatura altera a tensão superficial do líquido e, então, pode-se afirmar que o volume da gota é uma função do líquido, temperatura e forma física do pingador.

Além das forças intermoleculares, que originam as forças de tensão superficial, forças externas como a força da gravidade e as forças de adesão com as paredes do recipiente, atuam no líquido. A forma tomada pela massa líquida é determinada pela relação entre estas forças.

Quando o líquido abandona um tubo, por exemplo, o tamanho da gota gradualmente aumenta até atingir um valor bem definido. 

Isto ocorre porque, enquanto a gota não é grande o suficiente, as forças de tensão superficial são suficientes para contrabalançar a força gravitacional e impedir a sua separação do resto da massa líquida.

A gota se separa quando o módulo do seu peso fica igual ao módulo da força de tensão superficial que a segura, de modo que a observação da formação de gotas permite determinar a tensão superficial do líquido em questão.

“Amo todos aqueles que são como gotas pesadas caindo uma a uma da nuvem escura que pende sobre os homens: eles anunciam que o relâmpago vem, e vão ao fundo como anunciadores.”

Friedrich Nietzche, in "Assim Falou Zaratustra"

0 Comentários: