Propaganda

quarta-feira, junho 07, 2023

A Realidade de Ayn Rand - Autora de A Revolta de Atlas

“Quando você percebe que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mas que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção e recompensada e a honestidade se convertem em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.  

(Ayn Rand)

Ayn Rand nascida Alisa Zinov'yevna Rozenbaum, nasceu em São Petersburgo no dia 2 de fevereiro de 1905. 

Foi uma escritora, dramaturga, roteirista e filosofa norte-americana de origem judaico-russo, mais conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado de Objetivismo, e por seus romances.

Teve sua primeira peça produzida na Broadway em 1932. Depois de dois primeiros romances que inicialmente não tiveram sucesso, ela alcançou fama com seu romance de 1943, The Fountainhead (A Nascente)

Em 1957, Rand publicou seu trabalho mais conhecido, o romance Atlas Shrugged (A Revolta de Atlas). Posteriormente, ela se voltou para a não-ficção para promover sua filosofia, publicando seus próprios periódicos e lançando várias coleções de ensaios até sua morte em 1982.

Rand defendeu a razão como o único meio de adquirir conhecimento e rejeitou a fé e a religião.

Apoiou o egoísmo racional e ético e rejeitou o altruísmo. Na política, ela condenou a iniciação da força como imoral e se opôs ao coletivismo e ao estatismo, bem como ao anarquismo, em vez disso apoiando o capitalismo Laissez-faire, que definiu como o sistema baseado no reconhecimento dos direitos individuais, incluindo os direitos de propriedade. 

Na arte, Rand promoveu o realismo romântico. Criticava fortemente a maioria dos filósofos e tradições filosóficas conhecidas por ela, com exceção de Aristóteles, Tomás de Aquino e liberais clássicos.

Críticos literários receberam a ficção de Rand com críticas misturadas, tendo a academia ignorado em um primeiro momento sua filosofia, muito embora o interesse acadêmico tenha aumentado nas últimas décadas. 

movimento objetivista tenta espalhar suas ideias, tanto para o público quanto em contextos acadêmicos. Ela tem sido uma influência significativa entre libertários, liberais clássicos e conservadores americanos.

Morte

Rand foi submetida a uma cirurgia de câncer de pulmão em 1974, após décadas de tabagismo pesado. Ela parou de escrever seu boletim informativo em 1976 e aceitou se inscrever no Seguro Social e Medicare (programas assistencialistas americanos).

Durante o final dos anos 1970, suas atividades dentro do movimento objetivista declinaram, especialmente após a morte de seu marido em 9 de novembro de 1979.

Um de seus projetos finais foi trabalhar em uma adaptação para a televisão de A revolta de Atlas, que nunca foi concluída.

Rand morreu de insuficiência cardíaca em 6 de março de 1982, em sua casa na cidade de Nova York e foi enterrada no Cemitério Kensico, Valhalla.

Em seu funeral, um arranjo floral de 1,8m no formato de um cifrão foi colocado perto de seu caixão. Em seu testamento, Rand nomeou Peikoff para herdar sua propriedade.



0 Comentários: