Propaganda

quarta-feira, dezembro 28, 2022

O Poeta

Alta noite, lua quieta, muros frios, praia rasa.

Andar, andar, que um poeta não necessita de casa.

Acaba-se a última porta.

O resto é o chão do abandono.

Um poeta, na noite morta, não necessita de sono.

Andar... Perder o seu passo na noite, também perdida.

Um poeta, à mercê do espaço, nem necessita de vida.

Andar... - Enquanto consente Deus que seja a noite andada.

Porque o poeta, indiferente, anda por andar - somente.

Não necessita de nada.

(Cecília Meirelles)

Poeta (em português é válido referir-se à mulher como poeta ou poetisa) é a pessoa que mediante a escrita ou mediante palavras expressa emoções, sentimentos ou sensações. Ou ainda, um poeta é uma pessoa que cria poesia.

Poetas podem se descrever como tal ou ser descritos como tal por outros. Um poeta pode simplesmente ser um escritor de poesia, ou pode executar sua arte para um público.

O trabalho de um poeta é essencialmente de comunicação, seja expressando ideias em um sentido literal, como escrever sobre um evento ou lugar específico, ou metaforicamente.

Os poetas existem desde a antiguidade, em quase todos os idiomas, e produziram obras que variam muito em diferentes culturas e períodos. Ao longo de cada civilização e linguagem, os poetas usaram vários estilos que mudaram ao longo da história literária, resultando em uma história de poetas tão diversos quanto a literatura que eles produziram.

Na Roma Antiga, os poetas profissionais eram geralmente patrocinados por apoiadores ricos, incluindo nobres e oficiais militares. Por exemplo Gaius, Cilnius Mecenas, amigo de César Augusto, era um importante patrono dos poetas augustanos, incluindo tanto Horácio quanto Virgílio.



0 Comentários: