Propaganda

quinta-feira, dezembro 29, 2022

Cristianismo



A crença de que um deus criou um universo com pelo menos 13,75 bilhões de anos luz de extensão, com 200 bilhões de galáxias, cada uma contendo uma média de mais de 200 bilhões de estrelas, apenas para que pudesse ter uma relação pessoal com você.  

***

Cristianismo é a religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. 

A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano (subordinado ao bispo romano), a Ortodoxia Oriental (se dividiu da Igreja Católica em 1054 após o Grande Cisma) e o Protestantismo (que surgiu durante a Reforma do século XVI).

O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Jesus como o Cristo ou o Messias.

Os seguidores do cristianismo, conhecidos como cristãos, acreditam que Jesus seja o messias profetizado na Bíblia Hebraica (a parte das escrituras comum tanto ao cristianismo quanto ao judaísmo). A teologia cristã ortodoxa alega que Jesus teria sofrido, morrido e ressuscitado para abrir o caminho para o céu aos humanos. 

Os cristãos acreditam que Jesus teria ascendido aos céus, e a maior parte das denominações ensina que Jesus irá retornar para julgar todos os seres humanos, vivos e mortos, e conceder a imortalidade aos seus seguidores.

Jesus também é considerado para os cristãos como modelo de uma vida virtuosa, e tanto como o revelador quanto a encarnação de Deus. Os cristãos chamam a mensagem de Jesus Cristo de Evangelho ("Boas Novas"), e por isto referem-se aos primeiros relatos de seu ministério como evangelhos.

O cristianismo se iniciou como uma seita judaica e, como tal, da mesma maneira que o próprio judaísmo ou o islamismo, é classificada como uma religião abraâmica. Após se originar no Mediterrâneo Oriental, rapidamente se expandiu em abrangência e influência, ao longo de poucas décadas; no século IV já havia se tornado a religião dominante no Império Romano.

Durante a Idade Média a maior parte da Europa foi cristianizada, e os cristãos também seguiram sendo uma significante minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Depois da Era das Descobertas, através de trabalho missionário e da colonização, o cristianismo se espalhou para a América e pelo resto do mundo.

O cristianismo desempenhou um papel de destaque na formação da civilização ocidental pelo menos desde o século IV. No início do século XXI o cristianismo conta com cerca de 2,3 bilhões de fiéis, o que representa de um quarto a um terço da população mundial, sendo uma das maiores religiões do mundo. 

O cristianismo também é a religião de Estado de diversos países. No entanto, os cristãos continuam a ser perseguidos em algumas regiões do mundo, especialmente no Médio Oriente, Norte da África, Ásia Oriental e Ásia do Sul.

Eu continuo sendo ateu e desacreditando em um Deus tão poderoso que que não consegue sustentar a sua igreja, precisa que os fiéis repassem seus recursos para ela poder sobreviver. Os fieis continuam cada vez mais pobres e os representantes de Deus voando de jatinho.

Quando eles precisam de dinheiro pedem aos fiéis, quando os fiéis precisam o pastor/padre mandam pedir a Deus. Se um dia isso se inverter, talvez eu encontre uma religião. 

0 Comentários: