Propaganda

segunda-feira, dezembro 26, 2022

Teólogos



"Se todas as conquistas da ciência fossem eliminadas amanhã, não haveria mais médicos, apenas curandeiros, nem transportes mais rápidos que os cavalos, nem computadores, livros impressos nem agricultura mais avançada que a de simples subsistência. 

Se todas as conquistas dos teólogos fossem eliminadas, alguém notaria a diferença? Até o lado mau da ciência, como as bombas e os barcos baleeiros guiados por sonar, funciona! 

A teologia não faz nada, não altera nada, não significa nada. 

O que nos faz pensar que a teologia serve para alguma coisa?"


Richard Dawkins

Clinton Richard Dawkins nasceu em Nairóbi – Quênia no dia 26 de março de 1941. É um etólogo, biólogo evolutivo e escritor britânico. É fellow emérito do new College da Universidade de Oxford e foi Professor para a Compreensão Pública da Ciência, na mesma universidade, entre 1995 e 2008. Ademais, desde 2002, lidera a equipe de pesquisas da universidade.

Dawkins ganhou destaque com o seu livro O gene Egoísta, de 1976, que popularizou a visão da evolução centrada nos genes e introduziu o termo meme. Em 1982, ele introduziu, na biologia evolutiva, a ideia de fenótipo estendido - segundo a qual, os efeitos fenotípicos em um gene não são necessariamente limitados ao corpo de um organismo, mas podem ampliar-se também ao meio ambiente, incluindo os corpos de outros organismos. Esse conceito é apresentado em seu livro O Fenótipo Estendido.

Dawkins é ateu, vice-presidente da Associação Humanista Britânica e defensor do movimento Bright

Ele é conhecido por suas críticas ao criacionismo e ao “design inteligente”. Em seu livro O Relojoeiro Cego, de 1986, critica a analogia do relojoeiro, um argumento para a existência de um criador sobrenatural baseado na complexidade dos organismos vivos. Em vez disso, ele descreve os processos evolutivos como análogos a um "relojoeiro cego".

Ele já escreveu vários livros de divulgação cientifica e faz aparições regulares na televisão e no rádio, principalmente para discutir esses temas. Em seu livro The God Delusion (Deus, um Delírio), de 2006, Dawkins afirma que um criador sobrenatural quase certamente não existe e que a fé religiosa é uma ilusão - "uma crença falsa e fixa".

Até janeiro de 2010, a versão em inglês do livro havia vendido mais de dois milhões de cópias e havia sido traduzida para 31 idiomas.

0 Comentários: