Propaganda

domingo, outubro 09, 2022

Lílian Lemmertz - Atriz era Descendente de alemães

Lílian Lemmertz - Atriz era Descendente de alemães - Lílian Lemmertz Dias nasceu em Porto Alegre – RS, no dia 15 de junho de 1937. 

Foi uma atriz brasileira, figurada entre as mais respeitadas da sua geração.

Descendente de alemães, Lílian formou-se como professora de Literatura em Porto Alegre.

O teatro aconteceu-lhe por um acaso, e foi Antônio Abujamra, seu colega de um curso de Inglês e amigo de família, que a convenceu a trabalhar na peça À Margem da vida, que estava sendo montada pelo Teatro Universitário da capital gaúcha.

Quando morreu, prematuramente, aos 48 anos, vítima de um enfarte do miocárdio, sozinha em seu apartamento no Rio de Janeiro, Lilian estava ensaiando o espetáculo Ação entre amigos, com direção de Paulo Betti.

Foi sepultada no Cemitério parque Jardim da Saudade, em Sulacap, zona oeste do Rio.

Foi casada durante muitos anos com o ator Lineu Dias. Com quem teve uma única filha a também atriz e diretora Júlia Lemmertz.

É avó da também atriz Luiza Lemmertz, filha de Júlia Lemmertz do primeiro casamento com o produtor Álvaro Osório. E de Miguel Lemmertz filho do segundo casamento de Júlia Lemmertz com o ator Alexandre Borges.

Começou sua carreira, em 1958, em teatros amadores na capital gaúcha. Em 1963, após trabalhar por cinco anos nesses teatros, ela se transferiu para São Paulo, onde, a convite de Walmor Chagas e Cacilda Becker, se tornou profissional ao participar da montagem do musical Onde Canta o Sabiá.

Em 1965, ganhou o Prêmio SACI como melhor atriz coadjuvante na peça Quem tem Medo de Virginia Woolf?

Estreou no cinema em 1966, no filme Corpo Ardente. Suas interpretações no cinema sempre foram muito elogiadas pela crítica.

Foi musa do cineasta Walter Hugo Khouri, com quem fez oito filmes, entre eles As Amorosas, em 1968, e Eros, o Deus do Amor, em 1981

Na televisão, ficou conhecida por suas personagens delicadas e angustiadas, em novelas como Baila Comigo, Final Feliz e Partido Alto.

Foi em Baila Comigo que Lílian viveu a primeira "Helena" das novelas de Manoel Carlos, numa interpretação ao lado do ator Fernando Torres. Lilian também teve uma curta participação na novela Roque Santeiro, era a esposa falecida de Sinhozinho Malta

A atriz recebeu inúmeros prêmios no cinema e no teatro.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 5 de junho de 1986, sozinha em seu apartamento vítima de um enfarte do miocárdio.

 


0 Comentários: