Propaganda

segunda-feira, dezembro 12, 2022

Joseph Boxhall



Joseph Groves Boxhall foi um marinheiro britânico mais famoso por ter servido como o quarto oficial do RMS Titanic em 1912. 

Nascido em uma família de marinheiros, ingressou na marinha mercante logo aos 15 anos de idade e, após quatro anos de treinamento, conseguiu seu certificado de oficial em 1903, começando a trabalhar na mesma companhia que seu pai. 

Boxhall entrou em 1907 na White Star Line e trabalhou em diversos navios antes de ser transferido para o Titanic em março de 1912 para sua viagem inaugural.

Participou dos testes marítimos do navio em Belfast junto com os outros oficiais, em seguida indo para Southampton para a partida. Durante a viagem Boxhall ficou encarregado de tarefas relacionadas à navegação, como manter relatórios sobre a posição da embarcação.

Estava perto da ponte na noite do dia 14 de abril quando o Titanic bateu no iceberg.

Durante o naufrágio Boxhall recebeu a tarefa de atirar fogos de artifício para tentar sinalizar a posição do navio, sendo no último momento colocado como o responsável do bote salva vidas nº 2. Foi resgatado na manhã do dia 15 de abril pelo RMS Carpathia.

Boxhall testemunhou nos inquéritos britânico e americano sobre o naufrágio, posteriormente continuando a trabalhar para a White Star Line. 

Comandou um navio durante a Primeira Guerra Mundial e depois tornou-se um oficial "sênior". Continuou trabalhando em navios de passageiro até se aposentar em 1940.

Boxhall sempre foi relutante em falar sobre o Titanic, porém ao final de sua vida entrou em contato com historiadores e ajudou na produção do filme A Night Remember como consultor. 

Morreu em 1967 aos 83 anos, tendo suas cinzas espalhadas sobre o local do naufrágio conforme sua vontade.

Início de vida

Joseph Groves Boxhall nasceu em 23 de março de 1884 na cidade de Kingston Upon Hull, East Riding of Yorkshire, Inglaterra, filho de Joseph e Miriam Boxhall. 

Tinha três irmãs (uma morreu ainda na infância) e cresceu em uma família com histórico naval. Seu avô tinha sido um marinheiro, seu tio era um mestre de boias e seu pai era capitão muito respeitado.

Boxhall subiu em um barco pela primeira vez em 2 de junho de 1899 para começar seu período de treinamento como marinheiro. Durante esse tempo viajou ao redor do mundo, passando pela Rússia, Austrália e as Américas. 

Conseguiu seu certificado de oficial em 1903 e logo em seguida se juntou à empresa que seu pai trabalhava, a Wilson Line de Hull. Boxhall depois entrou na White Star Line em 1907.

Para a White Star Line ele trabalhou inicialmente como sexto oficial a bordo do RMS Oceanic na rota transatlântica, onde conheceu Charles Lightoller. Em seguida Boxhall passou a servir em viagens para a Austrália. 

Voltou para o Atlântico um tempo depois a bordo do SS Arabic, antes de ser designado em 1912 para trabalhar como quarto oficial na viagem inaugural do RMS Titanic.

Viagem

Boxhall se juntou à tripulação do Titanic em Belfast no dia 27 de março de 1912 junto com os outros três oficiais "Juniors" (terceiro oficial Herbert Pitman, quinto oficial Harold Lowe e sexto oficial James Moody), participando dos testes marítimos em 2 de abril antes de ir para Southampton. 

Estava na ponte de comando junto com Lowe, o capitão Edward Smith e o timoneiro George Bowyer quando o navio deixou o porto em 10 de abril. Boxhall ficou responsável por transmitir as ordens da ponte para a sala de máquinas.

Ele era reconhecido por suas capacidades como navegador e foi encarregado por Smith de calcular a rota e a posição do navio, bem como de constantemente atualizar os mapas e cuidar dos relógios. 

Boxhall, assim como os outros oficiais "Juniors", trabalhava em duplas em períodos de quatro horas alternadas por quatro horas de descanso, com ele normalmente sendo designado com Moody. 

Tinha sua própria cabine no alojamento dos oficiais atrás da ponte de comando, contendo um beliche e um pequeno escritório.

Boxhall recebeu mensagens durante a manhã do dia 14 de abril avisando sobre gelo no caminho, atualizando as coordenadas mencionadas nas cartas marítimas do Titanic

0 Comentários: