Propaganda

quarta-feira, dezembro 14, 2022

Celebridades

Celebridade é a fama e atenção pública concedida pelos meios de comunicação a publica entre as pessoas, animais, mas geralmente é aplicada a pessoas ou grupos de pessoas (casais de celebridades, famílias etc...) que recebem esse status de fama e atenção. 

status de celebridade geralmente é associado à riqueza (geralmente conhecida como fama e fortuna), enquanto a fama através do entretenimento é geralmente associada ao status de celebridade, enquanto líderes políticos frequentemente se tornam celebridades. As pessoas também podem se tornar celebridades devido à atenção da mídia no seu estilo de vida, riqueza ou ações controversas, ou por sua conexão com uma pessoa famosa.

Histórico

Como fenômeno social, a celebridade depende da comunicação social e pode ser observada já no século XV, quando a imprensa começava a se firmar. Em 1616, ano da morte de William Shakespeare foram publicados 25 "livros noticiosos" na Inglaterra, dos quais quase 30% dedicados a figuras públicas como a rainha Isabel I.

No século XX, a sociedade de massas, aliada ao forte desenvolvimento da indústria cultural, potencializou a criação e o culto das celebridades, levando à profecia de Andy Warhol segundo a qual "no futuro, todos teriam 15 minutos de fama". 

Este fenômeno ganhou força com as mídias digitais e a internet, tanto acelerando o processo de surgimento das celebridades quanto tornando-as mais efêmeras.

Subcelebridade

O termo subcelebridade é um neologismo, usado em meios de comunicação em geral para se referir a, entre outros casos, namoradas (ou ex-namoradas) de jogadores de futebol e artistas, ex-participantes de reality shows, ou pessoas conhecidas por seus dotes físicos exagerados, a exemplo no Brasil das “mulheres frutas”. Essas pessoas são, basicamente, “famosas por serem famosas.

Diferente de uma celebridade, uma subcelebridade não é consolidada e nem tem profissão definida. 

Ela normalmente alcança fama com assuntos apelativos e exposição pessoal, de visível interesse do público, mantendo-se através de paparazzos e divulgação em meios de comunicação. Desde 2011, a mídia vem referindo-se à subcelebridade como "personalidade da mídia".

Seu equivalente em inglês é "subcelebrity".


 Andy Warhol cunhou a frase "15 minutos de fama


0 Comentários: