Celebridade
é a fama e atenção pública concedida pelos meios de comunicação a publica
entre as pessoas, animais, mas geralmente é aplicada a pessoas ou grupos de
pessoas (casais de celebridades, famílias etc...) que recebem esse status de fama e
atenção.
O status de
celebridade geralmente é associado à riqueza (geralmente conhecida como fama e
fortuna), enquanto a fama através do entretenimento é geralmente associada ao
status de celebridade, enquanto líderes políticos frequentemente se tornam
celebridades. As pessoas também podem se tornar celebridades devido à atenção
da mídia no seu estilo de vida, riqueza ou ações controversas, ou por sua
conexão com uma pessoa famosa.
Histórico
Como fenômeno social, a
celebridade depende da comunicação social e pode ser observada já no
século XV, quando a imprensa começava a se firmar. Em 1616, ano da morte de
William Shakespeare foram publicados 25 "livros noticiosos" na
Inglaterra, dos quais quase 30% dedicados a figuras públicas como a rainha
Isabel I.
No século XX, a sociedade
de massas, aliada ao forte desenvolvimento da indústria cultural, potencializou
a criação e o culto das celebridades, levando à profecia de Andy
Warhol segundo a qual "no futuro, todos teriam 15 minutos de
fama".
Este fenômeno ganhou força
com as mídias digitais e a internet, tanto acelerando o processo de surgimento
das celebridades quanto tornando-as mais efêmeras.
Subcelebridade
O termo subcelebridade é um
neologismo, usado em meios de comunicação em geral para se referir a,
entre outros casos, namoradas (ou ex-namoradas) de jogadores de futebol e
artistas, ex-participantes de reality shows, ou pessoas conhecidas por
seus dotes físicos exagerados, a exemplo no Brasil das “mulheres frutas”. Essas
pessoas são, basicamente, “famosas por serem famosas.
Diferente de uma
celebridade, uma subcelebridade não é consolidada e nem tem profissão
definida.
Ela normalmente alcança
fama com assuntos apelativos e exposição pessoal, de visível interesse do
público, mantendo-se através de paparazzos e divulgação em meios de
comunicação. Desde 2011, a mídia vem referindo-se à subcelebridade como
"personalidade da mídia".
Seu
equivalente em inglês é "subcelebrity".
0 Comentários:
Postar um comentário