Propaganda

domingo, dezembro 11, 2022

Amante Vulgar

Mau, com efeito, é o amante vulgar que prefere o corpo ao espírito, pois o seu amor não é duradouro por não se dirigir a um objeto que perdure. A flor do corpo que ama vem um dia a murchar – e então ele ‘se retira ligeiro como as asas’ esquecendo-se das declarações e muitas juras que fez.

(Platão)

Amante, em seus termos mais clássicos, significa uma pessoa que ama ou tem paixão por outra coisa, assunto, área, pessoas ou afins; aquele que mantém, com outra pessoa, relação sexual de forma estável, porém não assume publicamente tal envolvimento, sem demais danos morais às partes.

Outro significado que é popularmente usado, quando se tratando de relacionamentos de pessoas casadas com terceiros, é a denominação dada ao homem ou à mulher que mantém um relacionamento duradouro com uma pessoa casada com uma terceira.

Tal relação é geralmente estável e semipermanente, entretanto, o casal não vive abertamente junto, pois o relacionamento é considerado imoral pela sociedade. Ademais, o relacionamento é frequentemente, mas não sempre, secreto. E pode haver a implicação de o/a amante ser mantido/a (manteúdo/a) financeiramente pelo parceiro/a.

Historicamente, o termo denotado era "uma mulher mantida", que tinha a vida mantida por um homem rico para satisfazer o seu prazer sexual. Essa mulher podia ter vários papéis como uma amante ou uma cortesã, dependendo da situação e do ambiente.

Hoje o termo "amante" é usado principalmente para referir-se ao amante do sexo feminino de um homem que é casado com outra mulher; no caso de um homem solteiro, é comum falar "namorada" ou "parceiro".

Historicamente, um homem sustentava uma amante. Como o termo indica, ele era responsável por ela e a tratava da mesma forma da esposa, apesar de que não era obrigatório.



 

0 Comentários: