Propaganda

segunda-feira, dezembro 12, 2022

Toda noite

Toda a noite a chuva veio e toda a noite não parou, e toda a noite o meu anseio no som da chuva triste e cheio sem repousar se demorou.
E toda a noite ouvi o vento, por sobre a chuva irreal, soprar e toda a noite o pensamento, não me deixou um só momento, como uma maldição do ar.
E toda a noite não dormida ouvi bater meu coração na garganta da minha vida.

(Fernando Pessoa) 

noite é o período ocorrido durante a rotação da Terra em que não é recebida a luz do Sol, ou seja, aquela determinada região encontra-se na parte escura do planeta, é o período do dia compreendido entre o por e o Nascer do Sol. Seu período de duração varia consoante a estação do ano e o local da Terra onde se encontra: é maior no inverno e menor no verão; maior nos polos, menor nos trópicos.

Biologia

A maioria dos seres vivos têm na noite o período de descanso, muitas vezes com profundas alterações no metabolismo, tais como: redução dos batimentos cardíacos, diminuição da temperatura corporal (animais homeotérmicos) ou substituição da fotossíntese pela respiração (vegetais superiores).

São denominados noctívagos os seres que têm o período noturno como o de maior atividade, tais como morcegos, anfíbios, etc. A noite é, para algumas tribos, a hora das trevas reinarem e assim, esperarem até o sol sair de novo para poder pescar, caçar, etc.

Ciências Sociais

Período sombrio, onde a visão fica diminuída, a noite é certamente a grande geradora dos mitos e lendas ao longo da história, com os quais a humanidade explicava seus temores. Ruídos inexplicáveis, visões enevoadas, acendiam a imaginação, fazendo surgir criaturas mitológicas como vampiros, fantasmas, lobisomens, deuses iracundos e toda sorte de entidades feéricas.

Direito

Para o Direito Criminal interessa na adoção das chamadas "medidas preventivas", inibidoras das práticas delituosas efetuadas ao abrigo da escuridão, preconizadas inicialmente por César Lombroso, tais como a boa iluminação pública, o policiamento ostensivo, etc.




0 Comentários: