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quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Os filhos


E uma mulher que carregava o filho nos braços disse: “Fala-nos dos filhos.”

E ele disse: “Vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. E embora vivam convosco, não vos pertencem.

Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, porque eles têm seus próprios pensamentos. Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas; pois suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.

Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis faze-los com vós, porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados. Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.

O Arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força para que suas flechas se projetem rápidas e para longe. Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:

Pois assim como ele ama a flecha que voa, ama também o arco que permanece estável.”

Khalil Gibran

quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Uma Lição para Muitos


 

O rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo o pacote. Ele ficou apavorado quando viu que havia uma ratoeira nele.

Ele correu para o terraço para avisar a todos. -"Tem uma ratoeira em casa!".

A garota que estava cacarejando e cavando diz: "Sinto muito, Sr. Ratinho, entendo que isso seja um grande problema para você, mas não me machuca em nada."

Então o rato foi até o cordeiro e disse-lhe a mesma coisa, mas a resposta veio ao seu encontro: "Com licença, Sr. Rato, mas acho que não posso fazer nada mais do que pedir-lhe em minhas orações."

O rato foi até a vaca e ela disse: "Mas estou em perigo? Acho que não!" disse a vaca.

O rato voltou para casa, preocupado e deprimido ao se deparar com a ratoeira do fazendeiro.

Naquela noite houve um grande barulho como quando uma ratoeira pega sua vítima, a mulher correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado o rabo de uma cobra venenosa.

A cobra veloz picou a mulher, o fazendeiro imediatamente a levou para o hospital, ela voltou com febre alta.

Para confortá-la, o fazendeiro preparou uma sopa nutritiva, pegou uma faca e foi procurar o ingrediente principal: frango abatido.

Como a mulher não se sentia melhor, amigos e vizinhos os visitaram, o fazendeiro abateu um cordeiro para alimentá-los, a mulher ainda não se sentia melhor e morreu logo depois.

E no final, o marido também vendeu a vaca ao matadouro para cobrir as despesas do funeral.

A próxima vez que alguém lhe contar sobre um problema e você achar que não é da sua conta porque não é seu e você não presta atenção nisso, pense duas vezes; “quem não vive para servir, não serve para viver”.

O mundo não está indo mal por causa da maldade dos maus, mas por causa da apatia dos bons. Então, quando alguém precisar de você para resolver seus problemas, ajude-o ou pelo menos incentive-o

Que nunca lhe falte empatia!

Lembre-se muito bem disso, é importante e se chama “EMPATIA”.

História, Cultura e Curiosidades no Mundo

Lucrécia



 

Lucrécia provavelmente nasceu em 508 a.C., foi uma nobre da Roma antiga, cujo estupro por Sexto Tarquínio e subsequente suicídio precipitou uma rebelião que derrubou a monarquia romana e levou à transição do governo romano de um reino para uma república.

O incidente acendeu as chamas da insatisfação sobre os métodos tirânicos do pai de Tarquínio, Lúcios Tarquínius Superbus, o último rei de Roma. Como resultado, as famílias proeminentes instituíram uma república, expulsaram a extensa família real de Tarquínio de Roma e defenderam com sucesso a república contra tentativas de intervenção etrusca e latina.

Não há fontes contemporâneas sobre Lucrécia e o evento. Informações sobre Lucrécia, seu estupro e suicídio, e a consequência de ser o início da República Romana, vêm dos relatos do historiador romano Livio e do historiador greco-romano Dionísio de Helicamasso, aproximadamente 500 anos depois.

Fontes secundárias sobre o estabelecimento da república reiteram os eventos básicos da história de Lucrécia, embora os relatos variem ligeiramente entre os historiadores. As evidências apontam para a existência histórica de uma mulher chamada Lucrécia e um evento que desempenhou um papel crítico na queda da monarquia.

No entanto, detalhes específicos são discutíveis e variam dependendo do escritor. De acordo com fontes modernas, a narrativa de Lucrécia é considerada parte da mito-história romana. 

Muito parecido com o estupro das mulheres sabinas, a história de Lucrécia fornece uma explicação para a mudança histórica em Roma através de um relato de agressão sexual contra mulheres.

História

De acordo com Tito Livio, um grupo de jovens romanos buscava formas de matar o tempo enquanto sitiavam a cidade vizinha de Ardea. Uma noite, bêbados, estavam competindo para ver quem tinha a melhor mulher, quando um deles, Lúcio Tarquínio Colatino, sugeriu que deveriam simplesmente voltar para casa (ficava a poucos quilômetros) e inspecionar as mulheres; isso iria demonstrar, afirmou ele, a superioridade de sua Lucrécia.

O que de fato ficou provado: enquanto todas as demais esposas foram descobertas divertindo-se em festas na ausência de seus maridos, Lucrécia fazia exatamente o que se esperava de uma mulher romana virtuosa - trabalhava em seu tear, na companhia de suas criadas. Ela então, de modo submisso, ofereceu um jantar ao marido e a seus convidados.

Mas a consequência foi terrível, pois, durante essa visita, diz a história, Sexto Tarquínio, filho do rei Tarquínio, o Soberbo, despertou interesse por Lucrécia e poucas noites depois voltou à casa dela. Após ter sido gentilmente recebido, foi até o quarto de Lucrécia e exigiu-lhe que fizesse sexo com ele, ameaçando-a com uma faca.

Quando viu que a simples ameaça de morte não a convencia a ceder, Tarquínio passou a explorar o medo dela de uma desonra: ameaçou matá-la e assassinar também um escravo para que ficasse a impressão de que havia sido flagrada na mais infame forma de adultério.

Diante disso, Lucrécia cedeu, mas, depois que Tarquínio voltou para Ardea, mandou chamar o marido e o pai e contou-lhes o sucedido. Em seguida se matou. O estupro de Lucrécia chocou o povo e o exército romanos, que liderados por Lúcio Júnior Bruto exilaram Tarquínio, o Soberbo e seus filhos e deram início à Republica Romana.

terça-feira, fevereiro 20, 2024

Coisas do Ceará!


A origem da palavra “Baitola”.

Quem nunca ouviu algum cearense (ou não) chamar algum amigo ou companheiro pela alcunha de "Baitola"?

Na linguagem coloquial, baitola, viado e gay têm o mesmo significado: trata-se de um homossexual. A palavra "baitola" surgiu no Ceará, nas primeiras décadas do século XX.

Vamos à história.

Por volta de 1913, chegou ao Ceará o inglês de nome Francis Reginald Hull, o conhecido Mr. Hull (pronuncia-se Mister Ráu), que deu o nome a uma famosa avenida, na cidade de Fortaleza - CE.

Mr Hull fora designado superintendente de uma Rede Ferroviária no Ceará e passou, em muitas situações, a fiscalizar as obras de construção e reparo, na própria Ferrovia.

Mr Hull era homossexual assumido

Sempre que ele ia pronunciar a palavra "bitola", que significa a distância entre os dois trilhos, pronunciava "BAITOLA".

Quando ele se aproximava, de onde estavam os trabalhadores, estes, que não gostavam do modo como eram tratados pelo tal chefe, diziam: "Lá vem o baitola, lá vem o baitola".

A partir daí, passou-se a associar a palavra baitola ao homossexualismo masculino. Afinal, no Brasil baitolagem também é Cultura!

A/D

Mulher


A noite... Não consigo dormir. Tenho uma mulher atravessada entre minhas pálpebras. Se pudesse, diria a ela que fosse embora; mas tenho uma mulher atravessada em minha garganta.

(Eduardo Galeano)

Uma mulher é um ser humano adulto do sexo feminino animal bípede da ordem dos primatas pertencente à espécie Homo sapiens. “Menina” é o termo usado para uma criança humana do sexo feminino, e os termos "rapariga" (este tem conotação pejorativa no Brasil, diferente de outros países, como é denominado em Portugal) ou “moça” para uma adolescente ou jovem adulta.

Na velhice, é chamada de idosa, anciã, senhora ou simplesmente de mulher. Corresponde a aproximadamente 49,6% da população humana mundial. O termo mulher é usado para indicar tanto distinções biológicas quanto socioculturais.

A palavra mulher pode ser usada de forma específica, significando um ser humano fêmea adulto particular, ou genericamente, significando todo ser humano fêmea.

A palavra menina significa originalmente uma criança do sexo feminino, embora atualmente seja comum a utilização coloquial do termo para se referir a mulheres quando novas ou solteiras, podendo também ser utilizado de forma afetuosa, ou para não dar a entender que a mulher já chegou à idade madura.

Biologicamente, uma criança do sexo feminino se torna mulher ao fim da fase infantil, sendo marcada esta mudança pela ocorrência da menarca. Entretanto, as diferentes sociedades humanas costumam ter critérios sociais próprios para indicar esta passagem; como está se baseia tanto em critérios biológicos quanto socioculturais, pode variar bastante entre diferentes culturas.

Muitas culturas apresentam ritos de passagem para simbolizar a chegada da maturidade, como a confirmação em algumas ramificações do cristianismo, o B’nai Mitzvá no judaísmo ou até mesmo o costume de se realizar uma celebração especial para um determinado aniversário, geralmente entre 12 e 21 anos, como o baile de debutante, geralmente realizado no aniversário de 15 anos.

É interessante observar que debutante deriva do francês debutante, que pode ser traduzido como "a jovem que se estreia na vida social".

Na maioria das culturas, como a virgindade feminina está atrelada à sua própria honra e à da família da qual faz parte, a referência a uma mulher solteira como mulher, em certas sociedades pode ser subentendida como uma suposição de não-virgindade, o que seria um insulto à moça e a sua família. 

segunda-feira, fevereiro 19, 2024

Um dia de Fúria - Filme



Um Dia de Fúria é um filme de drama policial de 1993 dirigido por Joel Schumacher e escrito por Ebbe Roe Smith. O filme é estrelado por Michael Douglas no papel principal de William Foster, um divorciado e desempregado de uma firma de defesa.

O filme gira em torno de Foster como ele provoca uma agitação violenta em toda a cidade de Los Angeles, tentando alcançar a casa de sua ex-mulher a tempo para a festa de aniversário de sua filha.

Ao longo do caminho, uma série de encontros, tanto trivial e provocante, o levam a reagir com violência e fazer observações sarcásticas sobre a vida, a pobreza, a economia, e capitalismo.

Robert Duvall co-estrela como Martin Prendergast, um envelhecido sargento da LAPD no dia de sua aposentadoria, que enfrenta suas próprias frustrações, assim como ele rastreia Foster.

O título do filme, referindo-se ao colapso mental de Foster, é retirado da canção de ninar “London Bridge Is Falling Down”, que é um motivo recorrente ao longo do filme.

Martin Prendergast (Robert Duvall) é um policial no seu último dia de trabalho antes de se aposentar, e que arrisca a sua própria vida para tentar impedir William Foster (Michael Douglas), um homem que está emocionalmente perturbado porque perdeu o seu emprego e vai encontrar-se com Beth (Barbara Hershey), a sua ex-mulher, e de sua filha, sem querer reconhecer que o seu casamento já terminou há muito tempo.

No seu caminho que percorre, William vai matando todos os que forem aparecendo na sua frete e abusam de uma boa vontade que ele já perdera há muito tempo, como comerciantes estrangeiros, membros de uma gangue.

Trabalhadores que fecham uma rua, trabalhando sem razão apenas para não ter seus salários reduzidos, e um neonazista dono de uma loja que oferece artigos bélicos, que destrói o presente que William pretendia entregar à filha em seu aniversário, justamente nesse dia.

O filme arrecadou $40.9 milhões contra um orçamento de $25 milhões. Foi o filme número um do fim de semana durante as suas duas primeiras semanas de lançamento (26-28 de fevereiro a 5-7 de março de 1993).

Comentários sobre o filme foram geralmente positivas. Falling Down detém uma classificação de 73% "certificado fresco" na Rotten Tomatoes e uma pontuação de 56 de 100 ("críticas mistas ou média") no Metacritic.

Roger Ebert, que deu ao filme uma crítica positiva no momento de seu lançamento, afirmou de William "D-Fens" Foster: “O que é fascinante sobre o personagem de Douglas, como está escrito e interpretado, é o núcleo de tristeza em sua alma. Sim, no momento em que encontrá-lo, ele tem ido sobre a borda. Mas não há nenhuma alegria em sua fúria, não há liberação.

Ele parece cansado e confuso, e em suas ações, ele inconscientemente segue os scripts que ele pode ter aprendido com os filmes, ou no noticiário, onde outros desajustados frustrados desabafam sua raiva em pessoas inocentes.”

Tasha Robinson de The A. V. Club tem sido crítico do filme: "É aparentemente concebida como uma espécie de comédia de humor negro sobre os pequenos aborrecimentos da vida, e como eles podem acumular-se e tornar-se tão enlouquecedor que ao longo da violência catártica do início parece ser a única opção satisfatória.

Mas a reação violenta de Douglas ao seu entorno, e da forma como o filme trata praticamente todos em torno dele como sem valor, e apresenta sua violência como a recompensa de comédia, transforma-o em um tom surdo, autopiedade lamento sobre a terrível perseguição de frente para a maioria oprimida em uma era do politicamente correto e crescente multiculturalismo.

No seu feio, mundo distorcido, quase todos, mas esse louco é burro, incompetente, e ofensivo, e sua única solução possível é para limpar alguns desses perdedores ao largo da face da terra, depois morrer. É um filme profundamente odioso disfarçado alternadamente (e de forma irregular) quer como tragédia ou humor".

James Berardinelli escreveu "Um dia de fúria é repleto de humor negro, quase ao ponto onde ele poderia ser classificado como uma 'comédia de humor negro'". John Truby chama o filme "uma história anti-Odisseia "sobre" a mentira do sonho americano. Ele acrescenta: "Não me lembro de rir tanto em um filme".

Escritor do The Washington Post Hal Hinson observou "como ele fez em Fatal Attraction e Wall Street, Douglas leva novamente o manto simbólico do Zeitgeis. Mas em Falling Down, ele e Schumacher querem ter seu bolo e comê-lo, pois eles querem que ele seja um herói e um vilão, e ele simplesmente não vai funcionar".

Na época de seu lançamento, o pai de Douglas, o ator Kirk Douglas, declarou: "Ele interpretou de forma brilhante. Eu acho que é o melhor pedaço de trabalho até à data". 

Ele também defendeu o filme contra os críticos que afirmavam que ele glorifica transgressões da lei: "O personagem de Michael não é o 'herói' ou 'mais novo ícone urbano'. Ele é o vilão e a vítima, vemos muitos elementos de nossa sociedade que contribuíram para a sua loucura. Nós até temos pena dele. Mas o filme nunca tolera suas ações".

Controvérsia

A Korean American Coatition protestou sobre o filme pelo seu tratamento das minorias, especialmente o dono da mercearia coreana. A Warner Brothers da Coreia cancelou o lançamento de Falling Down na Coreia do Sul após ameaças de boicote. 

Trabalhadores desempregados da defesa também ficaram irritados com seu retrato no filme. Falling Down tem sido descrita como uma exploração definitiva da noção de "homem branco com raiva"; o personagem D-FENS foi destaque nas capas de revistas, incluindo a revista Newsweek na edição de 29 de março de 1993, e relatado como uma forma de realização do estereótipo.

Influências

A cena de abertura dos créditos compartilha a mesma atmosfera claustrofóbica com a sequência inicial de 8 1/2 de Fellini, em cada uma das duas sequências há um homem em seu carro, preso no trânsito em uma passagem subterrânea cheia de fumaça, que está se sentindo cada vez mais em desacordo com a realidade em que vive, as duas histórias, em seguida, partem de maneiras bastante distintas na forma da evasão, arte e irrealidade no cinema, violência e insanidade de Fellini, no caso de Joel Schumacher. 

Tolo ou inteligente



O Mullah Nasrudin ia toda semana esmolar na feira, e era considerado um idiota: sempre que as pessoas lhe mostravam uma moeda grande e uma pequena, Nasrudin pegava a pequena.

Um senhor generoso, cansado de ver as pessoas rirem de Nasrudin, explicou-lhe: “Sempre que lhe oferecerem duas moedas, escolha a maior. Assim terá mais dinheiro, e não será considerado idiota pelos outros”.

“O senhor deve ter razão”, respondeu Nasrudin. “Mas se eu sempre escolher a moeda maior, as pessoas vão deixar de me oferecer dinheiro, para provar que sou mais idiota que elas. E, desta maneira, deixarei de ganhar meu sustento. 

Não há nada de errado em se passar por tolo, se na verdade o que você está fazendo é inteligente”.

 (Paulo Coelho)

domingo, fevereiro 18, 2024

Como sou



"Não sou a mulher mais bonita do mundo, mas sou eu! Adoro a minha comida. Tenho celulite, estou fora do "peso ideal".

Tenho cicatrizes porque tenho uma história longa. Algumas pessoas me amam..., outras gostam de mim, outras simplesmente não me conhecem bem!

E, se não gostam de mim, não me importa, não tenho culpa! Sobrevivo, sou forte! Fiz coisas boas e menos boas...

Saio sem maquiagem, perfume e, às vezes, nem arrumo os cabelos. Não pretendo ser alguém que não sou. Eu sou quem sou, podes amar-me ou não.

E se te amo, faço com todo meu coração. Não puxo o tapete de ninguém e sei que todos tem seu lugar no mundo.

Às vezes estou feliz, às vezes não, mas sei que tudo tem o tempo da luz e das trevas. Sei que o sol não faz distinção, pois nasce para todos. Não sou a melhor pessoa do mundo, mas já melhorei bastante.

Já não sou quem eu era. Ainda acredito num mundo melhor. Não me desculpo por ser assim! Tenho muito orgulho de mim!

Eu não tento ser uma pessoa que não sou, e melhoro a minha versão a cada dia

A/D

Traudl Junge – Última Secretária de Adolf Hitler


Traudl Junge, nascida Gertraud Humps veio ao mundo no dia 16 de março de 1920 na cidade de Munique. Foi a última secretária pessoal de Adolf Hitler entre 1942 e 1945, tendo fornecido muitas informações documentando a vida do "Führer" para fins de registro histórico.

Em 1942 foi a uma entrevista de emprego na famosa Wolfsschanze ("Toca do Lobo"), o centro do planejamento militar nazista (localizado na Polônia). Hitler escolheu-a sobretudo por ela ser originária de Munique, sua cidade alemã preferida e em certa forma o seu "lar".

Após o fim da guerra, em 1945, foi detida pelos soviéticos e depois pelos americanos, antes de se mudar para a Alemanha Ocidental, onde passaria o resto da vida. No pós-guerra foi secretária do pai do chefe do governo municipal de Munique (Oberbürgermeister) Christian Ude.

Foi coautora, com Melissa Müller, de Bis zur letzten Stunde ("Até a Última Hora"), publicado no Brasil pela Ediouro, com o título Até o Fim - os últimos dias de Hitler contados por sua secretária, livro em que relata sua vida como secretária do ditador alemão.

Traudl Junge morreu no dia 11 de fevereiro de 2002, em Munique, aos 81 anos. Seu corpo encontra-se sepultado em Nordfriedhof Muenchen, Munique, Baviera na Alemanha.


sábado, fevereiro 17, 2024

Bruno Ganz – Ator Suíço


 

Bruno Ganz foi um ator suíço conhecido por seu trabalho no cinema e na televisão de língua alemã pela Europa.

Bruno Ganz nasceu em Zurique no dia 22 de março de 1941, filho de um mecânico suíço e uma italiana. Ganz resolveu tentar a carreira de ator ao entrar na faculdade de artes, atuando inicialmente no palco e depois indo para televisão e cinema.

Começou a atuar no teatro e, nos anos 60, já tinha carreira consolidada em Berlim. Seu trabalho em A Marquesa de O, de Erich Rohmer, lhe rendeu fama internacional.

Em 1977, atuou com Dennis Hopper em O Amigo Americano (Wim Wenders) e, no ano seguinte, com Gregory Peck e Laurence Olivier em Os Meninos do Brasil (Franklin J. Schaffner). Em seguida, foi a vez de trabalhar sob a direção de Werner Herzog em Nosferatu, o Vampiro da Noite.

Ganz passou os anos 80 dividindo seu tempo entre o palco europeu e as telas. Começou com Die Fälschung, de Volker Schiondorff. Em 1987, trabalhou novamente com Wenders em As Asas do Desejo, no papel de Damiel, o anjo perdido de amor.

Seu currículo fora da Alemanha inclui Os Últimos Dias em que Ficamos Juntos, de Gillian Armstrong (1992), e Pão e Tulipas, de Silvio Soldine (2000) - que lhe valeu o prêmio David Donatello e o Swiss Film Award.

Já no século XXI, Ganz atuou com Joseph Fiennes, Alfred Molina e Peter Ustinov em Lutero (2003), com Denzel Washington em The Manchurian Candidate, de Jonathan Demmer (2004), e com Alexandra Maria Lara em A Queda – As Últimas Horas de Hitler (2004), no papel do ditador alemão. Também voltou a trabalhar ao lado de Alexandra em O Leitor.

Em 2018, Ganz tornou público que estava acometido de câncer colorretal e imediatamente começou a quimioterapia. Bruno Ganz faleceu em 16 de fevereiro de 2019 no seu local de residência em Au (Wadenswil)


O Lobo


 

Lobo é um animal carnívoro da família dos canídeos e que pertence ao gênero Canis. São quatro espécies que recebem tal designação: o lobo-cinzento (Canis lupus), lobo-vermelho (Canis rufus), lobo-etíope (Canis simensis), lobo-dourado (Canis anthus ou Canis lupaster). O lobo-oriental tem classificação discutível se espécie em si (Canis lycaon), uma subespécie do lobo-cinzento, ou um híbrido do lobo e coiote.

Existem outros animais comumente referidos como lobos mas não são de outros gêneros ou outras classificações de mamíferos: lobo-da-terra (uma hiena), lobo-guará (canídeo distinto), lobo-da-tasmânia (um marsupial), lobo-marinho (um pinípede).

Também sem relação, outras espécies que, às vezes, são chamadas de "lobo" são: cão-selvagem-asiático (em certos locais chamado lobo-da-montanha), hiena-malhada (lobo-tigre), chacal-dourado (lobo-da-cana), coiote (lobo do mato) e o graxaim-do-mato (chamado variavelmente de lobinho, lobete ou só de lobo).



Características

Os lobos são tendenciosamente, as maiores espécies da família Canidae, e dentre os mais bem-sucedidos predadores no mundo. Ostenta como maior integrante o lobo-cinzento, também, o maior canino selvagem vivo.

As espécies variam em porte, com a menor existente sendo o lobo-dourado, vivente no continente africano e o maior sendo o lobo-cinza, vivente do Hemisfério Norte. Uma listagem mais concreta será efetuada, listando da maior para a menor espécie.

O lobo nunca come cadáveres, nem animais, nem pessoas; passa a vida inteira com companheiro, não acasala com mãe ou irmã; é um animal monogâmico, não engana.

Se um parceiro morre, o lobo fica sozinho; conhece bem os seus filhotes: é o único animal que ajuda os pais depois da velhice e lhes traz comida.

Quando você mata um lobo, ele olha nos seus olhos até que sua alma desapareça; é 25% mais esperto que o cachorro, e é o único animal que não obedece ao treinamento.


sexta-feira, fevereiro 16, 2024

O Latim - Lingua Antiga


 

O latim é uma língua antiga que se originou na região do Lácio, na Itália, por volta do século VII a.C. Os romanos expandiram o uso do latim pela Europa Ocidental e Oriental durante o Império Romano, que durou de 27 a.C. a 476 d.C.

O latim era a língua da política, da cultura, da religião e da ciência nesse período. O latim clássico era a forma padrão e culta do latim, usada pelos escritores, filósofos e oradores mais famosos, como Cícero, Virgílio, Horácio e Ovídio.

O latim clássico tinha uma gramática complexa, com cinco declinações, seis casos, três gêneros, três números, quatro conjugações e seis tempos verbais. O latim clássico era escrito em um alfabeto de 23 letras, derivado do alfabeto etrusco, que por sua vez era derivado do alfabeto grego.

O latim vulgar era a forma popular e coloquial do latim, usada pelo povo comum, pelos soldados, pelos comerciantes e pelos camponeses. O latim vulgar tinha uma gramática mais simples, com menos declinações, casos e conjugações.

O latim vulgar era influenciado pelas línguas locais dos povos conquistados pelos romanos, como os celtas, os germânicos, os gregos e os árabes. O latim vulgar era transmitido oralmente e raramente era escrito.

Com a queda do Império Romano, o latim deixou de ser a língua dominante na Europa e começou a se fragmentar em diferentes dialetos regionais. Esses dialetos evoluíram gradualmente para as línguas românicas, como o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno.

Essas línguas mantiveram muitas palavras, expressões e estruturas do latim, mas também incorporaram elementos de outras línguas, como o germânico, o árabe e o eslavo.

O latim, porém, não desapareceu completamente. Ele continuou sendo usado como a língua oficial da Igreja Católica, que tinha uma grande influência na Europa medieval e moderna. O latim também era a língua da educação, da ciência, da filosofia e da literatura nessa época.

Muitos autores renomados, como Dante, Petrarca, Erasmo, Newton e Descartes, escreveram suas obras em latim ou se inspiraram na literatura latina. Hoje em dia, o latim é considerado uma língua morta, pois não tem mais falantes nativos e não é usado como língua de comunicação cotidiana.

No entanto, o latim ainda tem uma grande importância histórica, cultural e acadêmica. Ele é estudado por pesquisadores, estudantes e curiosos que querem conhecer melhor a origem e a evolução das línguas e das culturas ocidentais.

Ele também é usado em algumas áreas específicas, como a medicina, a biologia, a botânica, a zoologia, a teologia, a jurisprudência e a heráldica. O latim é uma língua que marcou profundamente a história da humanidade e que ainda nos fascina e nos desafia com sua beleza, sua complexidade e seu legado. (Estudos Históricos)