Propaganda

sábado, fevereiro 17, 2024

Bruno Ganz – Ator Suíço


 

Bruno Ganz foi um ator suíço conhecido por seu trabalho no cinema e na televisão de língua alemã pela Europa.

Bruno Ganz nasceu em Zurique no dia 22 de março de 1941, filho de um mecânico suíço e uma italiana. Ganz resolveu tentar a carreira de ator ao entrar na faculdade de artes, atuando inicialmente no palco e depois indo para televisão e cinema.

Começou a atuar no teatro e, nos anos 60, já tinha carreira consolidada em Berlim. Seu trabalho em A Marquesa de O, de Erich Rohmer, lhe rendeu fama internacional.

Em 1977, atuou com Dennis Hopper em O Amigo Americano (Wim Wenders) e, no ano seguinte, com Gregory Peck e Laurence Olivier em Os Meninos do Brasil (Franklin J. Schaffner). Em seguida, foi a vez de trabalhar sob a direção de Werner Herzog em Nosferatu, o Vampiro da Noite.

Ganz passou os anos 80 dividindo seu tempo entre o palco europeu e as telas. Começou com Die Fälschung, de Volker Schiondorff. Em 1987, trabalhou novamente com Wenders em As Asas do Desejo, no papel de Damiel, o anjo perdido de amor.

Seu currículo fora da Alemanha inclui Os Últimos Dias em que Ficamos Juntos, de Gillian Armstrong (1992), e Pão e Tulipas, de Silvio Soldine (2000) - que lhe valeu o prêmio David Donatello e o Swiss Film Award.

Já no século XXI, Ganz atuou com Joseph Fiennes, Alfred Molina e Peter Ustinov em Lutero (2003), com Denzel Washington em The Manchurian Candidate, de Jonathan Demmer (2004), e com Alexandra Maria Lara em A Queda – As Últimas Horas de Hitler (2004), no papel do ditador alemão. Também voltou a trabalhar ao lado de Alexandra em O Leitor.

Em 2018, Ganz tornou público que estava acometido de câncer colorretal e imediatamente começou a quimioterapia. Bruno Ganz faleceu em 16 de fevereiro de 2019 no seu local de residência em Au (Wadenswil)


0 Comentários: