Propaganda

segunda-feira, dezembro 18, 2023

Noel Leslie, Condessa de Rothes - Sobrevivente do Titanic

Lucy Noël Martha Leslie, Condessa de Rothes

 

Lucy Noël Martha Leslie, Condessa de Rothes nascida Dyer-Edwardes, nasceu no dia 25 de dezembro de 1878. Foi a esposa de Norman Leslie, 19º Conde de Rothes.

Notável filantropa e líder social, ela foi uma das heroínas durante o naufrágio do Titanic, famosa por tomar o leme de seu bote e posteriormente ajudar nos remos até serem resgatados pelo navio Carpathia. 

A condessa foi por muitos anos uma figura popular na sociedade londrina, conhecida por sua beleza, personalidade brilhante, dança graciosa e diligência com a qual ela ajudou a organizar generosos eventos patrocinados pela realeza inglesa e membros da nobreza. 

Esteve durante muito tempo envolvida em trabalhos de caridade por todo o Reino Unido, mas notavelmente ajudando a Cruz Vermelha com angariação de fundos e como enfermeira no Coulter Hospital em Londres durante a Primeira Guerra Mundial. 

Lady Rothes foi também uma das benfeitoras líder da Queen Victoria School e no The Chelsea Hospital for Women, conhecido hoje como Queen Charlotte’s and Chelsea Hospital.

Noël Rothes é melhor conhecida como heroína da tragédia do Titanic em 1912, ajudando a comandar o bote salva-vidas, juntamente com o marinheiro Thomas William (Tom) Jones.

Noël conduziu o leme do bote, levando-o para longe do navio que afundava e posteriormente ajudando nos remos até a chegada do navio de resgate, enquanto encorajava os outros sobreviventes com sua calma determinação e otimismo. 

Ela embarcou em Southampton em 10 de abril com seus pais, Thomas e Clementina Dyer-Edwardes, a prima de seu marido, Gladys Cherry e sua criada Roberta Maioni. 

Seus pais desembarcaram em Cherbourg-Octeville, enquanto os outros continuaram a viagem em direção a Nova Iorque e possivelmente Vancouver, Colúmbia Britânica para encontrar o Conde de Rothes que já estava em visita aos Estados Unidos e Canadá à negócios.

Antes do Titanic deixar Southampton, Noël concedeu uma entrevista a um correspondente de Londres para o New York Herald na qual ela explicava que estava indo para os EUA para se juntar ao seu marido.

Ela admitiu que também estavam pessoalmente interessados ​​em comprar um laranjal na Costa Oeste. Perguntada pelo repórter como ela se sentia sobre "deixar a sociedade londrina por uma fazenda de frutas na Califórnia," Noël respondeu: "Estou cheia de alegres expectativas."

Enquanto Noël e Gladys foram originalmente instaladas em uma cabine básica da Primeira Classe, a C-37, se acredita que elas foram relocadas numa suíte mais ampla, a C-77. Em uma entrevista na imprensa americana, Rothes foi citada dizendo que ela e Cherry ocuparam a cabine B-77. 

As mulheres estavam em suas camas quando o Titanic colidiu com um iceberg às 23:40 h. de 14 de abril. A dupla foi acordada pela pancada e subiram ao Convés para investigar o ocorrido. Foram instruídas pelo capitão Smith, comandante do Titanic, para retornarem para suas cabines e vestir os coletes salva-vidas.

Noël, Gladys e a criada de Noël embarcaram no bote número 8, que foi baixado aproximadamente à 1:00 da manhã, mais de uma hora depois da colisão. O bote foi lançado simultaneamente com o bote número 6, mas chegou à água primeiro, fazendo dele o primeiro do lado de bombordo a se afastar do navio.

Tom Jones, o marinheiro posto no comando do bote pelo Capitão Smith, posteriormente disse que Rothes "tinha muito a dizer, então eu a coloquei para conduzir o bote," um elogio às suas habilidades de liderança. 

Ela tomou o comando do leme, o conduzindo por mais de uma hora antes de pedir a Gladys para assumir o bote por um tempo para confortar uma jovem recém-casada espanhola, María Josefa Peñasco y Castellana, cujo marido se perdeu no naufrágio.

Lá, ela permaneceu durante toda a noite, remando o tempo todo e ajudando a aumentar a moral de outras mulheres até que o bote fosse resgatado pelo RMS Carpathia na manhã seguinte.

Quando o Carpathia foi avistado, o ânimo voltou e diversos a bordo do bote começaram a cantar o hino de Philip Bliss, “Pull for the Shore” Depois, Noël sugeriu que cantassem “Lead, Kindley Light”: "Lead, kindly light, amid the encircling gloom/Lead thou me on! /The night is dark, and I'm far from home/Lead thou me on!"

Noël foi retratada no filme televiso de 1979 S.O.S Titanic por Kate Howard, no filme de James Cameron de 1997, Titanic por Rochelle Rose, e na minissérie de Julian Fellowes de 2012, Titanic por Pandora Collin.

Lucy Noël Martha Leslie faleceu no dia 12 de setembro de 1956.

0 Comentários: