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quarta-feira, dezembro 20, 2023

Arthur Rostron, capitão do navio de resgate Carpathia


 

Arthur Rostron, capitão do navio de resgate Carpathia, informou que "nunca viu uma noite mais clara".

No momento da colisão, o Titanic estava na latitude 41:16 norte e longitude 50:14 oeste. Isto fica a aproximadamente 450 milhas a sul de Cape Race 1,191 milhas a leste de Nova Iorque e 1,799 a oeste de Queenstown.

O navio a vapor Cunard Carpathia, que foi o único navio a resgatar a tempo as vítimas do Titanic, estava a caminho dos portos mediterrânicos com um número considerável de excursionistas.

Estava a cinquenta e oito milhas a sudeste do Titanic quando às 12:30 da manhã do dia 15 o seu operador de rádio, Harold Cottam - um amigo pessoal de Harold Bride - estava indo para a cama quando decidiu verificar se havia notícias tardias de Cape Race.

Foi então que ele ouviu pedidos de socorro a serem enviados por Jack Phillips. Ao esquecer-se de desligar os auscultadores (como ele costumava fazer) é bem provável que nem o Carpathia teria chegado quando ela chegou. Os sobreviventes do Titanic teriam então esperado ainda mais pela chegada do resgate.

Verificou e notificou o Capitão. Arthur H. Rostron às 12:35 da manhã. Colocou imediatamente o seu navio a disposição, ordenou à sua tripulação e os médicos que preparassem tudo para receber um grande número de pessoas naufragadas a bordo e seguiu a toda a velocidade na direção ao local do naufrágio, cuja posição exata tinha sido dada no pedido de ajuda.

O Olympic também ouviu os pedidos de socorro do Titanic e chegou perto do local pela manhã cedo com a sua equipa preparada para levar sobreviventes a bordo.

O Capitão Rostron, no entanto, ordenou-lhes que ficassem longe das proximidades, pois temia que ter um navio parecido com o Titanic perturbasse mais os sobreviventes do que os confortaria.

Como resultado, a Olympic continuou sua rota nunca chegou ao local do naufrágio do seu irmão.

Carpathia mudou o seu curso de destino e iniciou o resgate com rapidez. Todas as vidas a bordo dependiam do Carpathia para sobreviver, estava indo muito além dos seus limites de pressão de vapor seguros para chegar lá.

 O Capitão Rostron encomendou até à última onça de vapor e tudo o que os fogueiros e engenheiros pudessem reunir nos motores bêmeos do Carpathia. As caldeiras foram disparadas mais quentes do que nunca e os medidores de vapor lidos para além do ponto de perigo. A fumaça arrotou do funil solitário gigante do Carpathia enquanto ela se empurrava mais em direção ao Titanic afundando.

Rostron calculou que levaria mais de 5 horas para alcançá-la - Carpathia, no entanto, decidiu mostrar que tinha muito mais poder do que a sua tripulação foi levada a acreditar. Ela estava a ir a uns impressionantes 17 nós, três acima da sua velocidade máxima registada em testes no mar quase dez anos antes. O Carpathia estava agora previsto para chegar à posição do Titanic em quatro horas.

Os passageiros a bordo colocaram as preocupações sobre a sua viagem cancelada a Gibraltar e Flume atrás deles, em vez disso focando toda a sua atenção na segurança e bem-estar dos passageiros e tripulação do Titanic.

Tripulação ansiosa e passageiros em Carpathia rezaram e esperaram com tudo o que tinham que a sua embarcação chegaria ao Titanic a tempo.

Quando o Carpathia alcançou a última posição conhecida do Titanic às 4:10 da manhã o grande navio já tinha quebrado ao meio e afundou, levando com os seus 1.496 passageiros e tripulação.

O Carpathia dirigiu-se para o Bote salva-vidas 2 que tinha o 4o Oficial Boxhall no comando, os passageiros são trazidos a bordo. Boxhall informa-o que o Titanic desceu cedo naquela manhã e que centenas, talvez até mil, morreram com ela.

Os botes salva-vidas do Titanic dirigem-se em direção ao Carpathia e às 8:30 da manhã todos os sobreviventes estão a bordo. Treze dos botes salva-vidas do Titanic são recuperados e armazenados no convés do Carpathia.

Com 700 passageiros adicionais, os espaços a bordo do Carpathia tornaram-se limitados. Os passageiros do Titanic aglomeram os conveses e bares enquanto os passageiros do Carpathia oferecem ajuda e conforto.

O Capitão Rostron navega o seu navio para a localização do naufrágio e encontra destroços e um corpo flutuante. O campo de gelo é um muro baixo, branco ofuscante ao sol. Um dos icebergs destaca-se, marcado com o que parece ser a tinta vermelha do Titanic na sua base.

O Capitão Rostron pede ao seu comissário de bordo uma contagem completa de sobreviventes e prepara-se para regressar a Nova Iorque. Rostron fez com que um clérigo oferecesse uma pequena oração de agradecimento no Saloon para aqueles que foram salvos, e um serviço para as vítimas.

No regresso, os passageiros estavam histéricos com o gelo, e com a possibilidade de vê-lo navegar para Halifax, Rostron escolheu Nova Iorque em vez disso.

Após o resgate, Rostron tornou-se o mestre marinheiro mais celebrado e condecorado da sua geração. Foi premiado com a Medalha de Ouro do Congresso dos EUA e, em 1926, foi nomeado Cavaleiro Comandante da Ordem do Império Britânico.

Serviu durante toda a Primeira Guerra Mundial comandando o navio da Cunard Mauretania primeiro como navio hospital, depois como navio de tropas. Ele ascendeu para se tornar o Comodoro da frota Cunard, e aposentou-se em 1931, 9 anos antes de morrer.

No seu livro de memórias "Home From The Sea", 1931, Rostron escreveu: "Se procurares no teu dicionário vais encontrar: Titãs - Uma raça de pessoas que se esforçam em vão para superar as forças da natureza. Poderia algo mais infeliz do que um nome desse, algo mais significativo?”

Um homem piedoso, Rostron muitas vezes emitiu ordens levantando a mão ao chapéu e fechando os olhos em oração. Falando do risco corrido através de gelo denso à velocidade à noite, ele disse: "Só posso concluir que outra mão do que a minha estava no leme."

Sir Arthur Henry Rostron, KBE, RD, RND, Cunard Line, Marinha Mercante Britânica, Reserva Naval Real, (14 de maio de 1869 - 4 de novembro de 1940).

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