Arthur Rostron, capitão do navio
de resgate Carpathia, informou que "nunca viu uma noite mais
clara".
No momento da colisão, o Titanic
estava na latitude 41:16 norte e longitude 50:14 oeste. Isto fica a
aproximadamente 450 milhas a sul de Cape Race 1,191 milhas a leste de Nova
Iorque e 1,799 a oeste de Queenstown.
O navio a vapor Cunard Carpathia,
que foi o único navio a resgatar a tempo as vítimas do Titanic, estava a
caminho dos portos mediterrânicos com um número considerável de excursionistas.
Estava a cinquenta e oito milhas
a sudeste do Titanic quando às 12:30 da manhã do dia 15 o seu operador
de rádio, Harold Cottam - um amigo pessoal de Harold Bride - estava indo para a
cama quando decidiu verificar se havia notícias tardias de Cape Race.
Foi então que ele ouviu pedidos
de socorro a serem enviados por Jack Phillips. Ao esquecer-se de desligar os
auscultadores (como ele costumava fazer) é bem provável que nem o Carpathia
teria chegado quando ela chegou. Os sobreviventes do Titanic teriam
então esperado ainda mais pela chegada do resgate.
Verificou e notificou o Capitão.
Arthur H. Rostron às 12:35 da manhã. Colocou imediatamente o seu navio a
disposição, ordenou à sua tripulação e os médicos que preparassem tudo para
receber um grande número de pessoas naufragadas a bordo e seguiu a toda a
velocidade na direção ao local do naufrágio, cuja posição exata tinha sido dada
no pedido de ajuda.
O Olympic também ouviu os
pedidos de socorro do Titanic e chegou perto do local pela manhã cedo
com a sua equipa preparada para levar sobreviventes a bordo.
O Capitão Rostron, no entanto,
ordenou-lhes que ficassem longe das proximidades, pois temia que ter um navio
parecido com o Titanic perturbasse mais os sobreviventes do que os
confortaria.
Como resultado, a Olympic
continuou sua rota nunca chegou ao local do naufrágio do seu irmão.
Carpathia mudou o seu curso de destino e iniciou o resgate com
rapidez. Todas as vidas a bordo dependiam do Carpathia para sobreviver,
estava indo muito além dos seus limites de pressão de vapor seguros para chegar
lá.
Rostron calculou que levaria mais
de 5 horas para alcançá-la - Carpathia, no entanto, decidiu mostrar que tinha
muito mais poder do que a sua tripulação foi levada a acreditar. Ela estava a
ir a uns impressionantes 17 nós, três acima da sua velocidade máxima registada
em testes no mar quase dez anos antes. O Carpathia estava agora previsto para
chegar à posição do Titanic em quatro horas.
Os passageiros a bordo colocaram
as preocupações sobre a sua viagem cancelada a Gibraltar e Flume atrás deles,
em vez disso focando toda a sua atenção na segurança e bem-estar dos
passageiros e tripulação do Titanic.
Tripulação ansiosa e passageiros
em Carpathia rezaram e esperaram com tudo o que tinham que a sua embarcação
chegaria ao Titanic a tempo.
Quando o Carpathia alcançou a
última posição conhecida do Titanic às 4:10 da manhã o grande navio já tinha
quebrado ao meio e afundou, levando com os seus 1.496 passageiros e tripulação.
O Carpathia dirigiu-se para o
Bote salva-vidas 2 que tinha o 4o Oficial Boxhall no comando, os passageiros
são trazidos a bordo. Boxhall informa-o que o Titanic desceu cedo naquela manhã
e que centenas, talvez até mil, morreram com ela.
Os botes salva-vidas do Titanic
dirigem-se em direção ao Carpathia e às 8:30 da manhã todos os sobreviventes
estão a bordo. Treze dos botes salva-vidas do Titanic são recuperados e
armazenados no convés do Carpathia.
Com 700 passageiros adicionais,
os espaços a bordo do Carpathia tornaram-se limitados. Os passageiros do
Titanic aglomeram os conveses e bares enquanto os passageiros do Carpathia
oferecem ajuda e conforto.
O Capitão Rostron navega o seu
navio para a localização do naufrágio e encontra destroços e um corpo
flutuante. O campo de gelo é um muro baixo, branco ofuscante ao sol. Um dos
icebergs destaca-se, marcado com o que parece ser a tinta vermelha do Titanic
na sua base.
O Capitão Rostron pede ao seu
comissário de bordo uma contagem completa de sobreviventes e prepara-se para
regressar a Nova Iorque. Rostron fez com que um clérigo oferecesse uma pequena
oração de agradecimento no Saloon para aqueles que foram salvos, e um serviço
para as vítimas.
No regresso, os passageiros
estavam histéricos com o gelo, e com a possibilidade de vê-lo navegar para
Halifax, Rostron escolheu Nova Iorque em vez disso.
Após o resgate, Rostron tornou-se
o mestre marinheiro mais celebrado e condecorado da sua geração. Foi premiado
com a Medalha de Ouro do Congresso dos EUA e, em 1926, foi nomeado Cavaleiro
Comandante da Ordem do Império Britânico.
Serviu durante toda a Primeira
Guerra Mundial comandando o navio da Cunard Mauretania primeiro como navio
hospital, depois como navio de tropas. Ele ascendeu para se tornar o Comodoro
da frota Cunard, e aposentou-se em 1931, 9 anos antes de morrer.
No seu livro de memórias
"Home From The Sea", 1931, Rostron escreveu: "Se procurares no
teu dicionário vais encontrar: Titãs - Uma raça de pessoas que se esforçam em
vão para superar as forças da natureza. Poderia algo mais infeliz do que um
nome desse, algo mais significativo?”
Um homem piedoso, Rostron muitas
vezes emitiu ordens levantando a mão ao chapéu e fechando os olhos em oração.
Falando do risco corrido através de gelo denso à velocidade à noite, ele disse:
"Só posso concluir que outra mão do que a minha estava no leme."
Sir Arthur Henry Rostron, KBE, RD, RND, Cunard Line, Marinha Mercante Britânica, Reserva Naval Real, (14 de maio de 1869 - 4 de novembro de 1940).
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