Propaganda

domingo, dezembro 17, 2023

Contra o Livre Arbítrio


 

“Uma das objeções mais comuns à minha posição sobre o livre arbítrio é que aceitá-lo poderia ter consequências terríveis, psicológica ou socialmente.

Esta é uma réplica estranha, análoga à que muitas pessoas religiosas alegam contra o ateísmo: sem a crença em Deus, os seres humanos deixarão de ser bons uns com os outros.

Ambas as respostas abandonam qualquer pretensão de se preocupar com o que é verdade e apenas mudam de assunto. Mas isso não significa que nunca devamos preocupar-nos com os efeitos práticos de manter crenças específicas. [...]

Será que o livre arbítrio seria de alguma forma necessário para que a bondade se manifestasse? Como, por exemplo, alguém se torna cirurgião pediátrico?

Bem, primeiro você deve nascer com um sistema nervoso intacto e depois receber uma educação adequada. Não há liberdade lá, receio.

Você também deve ter talento físico para o trabalho e evitar quebrar as mãos no rugby. Escusado será dizer que não é bom ser alguém que desmaia ao ver sangue. Considere essas conquistas como boa sorte também.

Em algum momento você terá que decidir se tornar um cirurgião - provavelmente como resultado de primeiro querer se tornar um. Você será a fonte consciente desse desejo?

Você será responsável por isso prevalecer sobre todas as outras coisas que você deseja, mas que são incompatíveis com a carreira médica? Não.

Se você conseguir se tornar um cirurgião, simplesmente se verá um dia, com o bisturi na mão, na confluência de todas as causas genéticas e ambientais que o levaram a se desenvolver nessa linha.

Nenhum desses eventos exige que você, o sujeito consciente, seja a causa última de suas aspirações, habilidades e comportamento resultante. E, nem é preciso dizer, você não pode levar nenhum crédito pelo fato de não ter nascido psicopata.

É claro que não estou dizendo que você pode se tornar um cirurgião por acidente - você deve fazer muitas coisas, deliberadamente e bem, e na sequência apropriada, ano após ano.

Tornar-se cirurgião exige esforço. Mas você pode receber o crédito por sua disposição de fazer esse esforço? Para inverter a situação, sou responsável pelo fato de nunca me ter ocorrido que gostaria de ser cirurgião?

Quem leva a culpa pela minha falta de inspiração? E se o desejo de ser cirurgião surgir de repente amanhã e se tornar tão intenso que eu abandone meus outros objetivos profissionais e me matricule na faculdade de medicina?

Será que eu – isto é, a parte de mim que está realmente vivenciando a minha vida – seria a verdadeira causa desses desenvolvimentos?

Cada momento de esforço consciente – cada pensamento, intenção e decisão – terá sido causado por eventos dos quais não tenho consciência. Onde está o livre arbítrio nisso?" -

Sam Harris, Vida sem livre arbítrio, 9 de setembro de 2012

0 Comentários: