Propaganda

quinta-feira, novembro 24, 2022

Guerras

“Se os altos governantes das grandes potências mundiais fossem para os campos de batalha lutar numa guerra, com certeza teríamos tido poucas ou nenhuma idiotice desse tipo!”

(Francisco Silva Sousa)

A Guerra é um intenso conflito armado entre estados, governos, sociedades ou grupos paramilitares, como mercenários, insurgentes e milícias. Geralmente é caracterizada por extrema violência, agressão, destruição e mortalidade, usando forças militares regulares ou irregulares.

A guerra refere-se às atividades e características comuns dos tipos de guerra, ou das guerras em geral. Guerra total é uma guerra que não se restringe a alvos militares puramente legítimos e pode resultar em sofrimento e baixas em massa de civis ou outros não-combatentes.

Enquanto alguns estudiosos da guerra consideram a guerra um aspecto universal e ancestral da natureza humana, outros argumentam que é resultado de circunstâncias socioculturais, econômicas ou ecológicas específicas.

A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções políticas dentro do mesmo país (confronto interno). Em ambos os casos, pode-se ter a oposição dos grupos rivais isoladamente ou em conjunto. Neste último caso, tem-se a formação de alianças.

Podem ser consideradas como algumas das maiores guerras travadas pela humanidade a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.

“A Guerra é um lugar onde jovens, que não se conhecem e não se odeiam, se matam entre si, por decisões de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam.”

(Erich Hartman)



0 Comentários: