Propaganda

sexta-feira, dezembro 02, 2022

Esperança

"A esperança, só a esperança, nada mais, chega-se a um ponto em que não há mais nada senão ela é então que descobrimos que ainda temos tudo."

(José Saramago)

Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal.

A esperança requer uma certa perseverança - i.e., acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.

Exemplos de esperanças incluem ter esperança de ficar rico, ter esperança de que alguém se cure de uma doença, ou ter esperança de que uma pessoa tenha sentimentos de amor recíprocos.

A Esperança, ao lado da Fé e do Amor, é uma das 3 virtudes teologais do Cristianismo. Por meio desta virtude, os cristãos desejam e esperam de Deus a vida eterna e o Reino de Deus como a felicidade última para eles, colocando as suas confianças nas promessas de Cristo. Para merecer e perseverar esta confiança até ao fim da vida terrena, os cristãos acreditam que a ajuda da graça do Espirito Santo é fulcral (CCIC, n. 387).

Já na Mitologia Grega, a esperança não é considerada uma virtude. Pandora, a primeira mulher, criada pelos deuses abre uma caixa onde continha todos os males da Humanidade. Ao fechá-la, o único mal que resta dentro dela é a Esperança.


 

0 Comentários: