Propaganda

segunda-feira, janeiro 30, 2023

Oscar Wilde - Dorian Gray

Oscar Wilde, que se notabilizou, sobretudo como dramaturgo, escreveu um único romance, O Retrato de Dorian Gray, obra que causou escândalo e controvérsia na Inglaterra vitoriana.

Dorian Gray é um homem rico que vende a alma em troca da juventude eterna. A passagem do tempo não lhe altera a bela aparência, enquanto o seu retrato mágico envelhece e revela a decadência interior. Expressando as preocupações estéticas e os paradoxos morais de Wilde, a narrativa constitui uma reflexão sobre o envelhecimento, o prazer, o crime e o castigo.

Oscar Wilde, nome por que se tornou conhecido Oscar Fingal O Flahertie Wills, nasceu em Dublin em 16 de outubro de 1854. Estudou na Faculdade de Trinity em Dublin e depois na de Magdalen, em Oxford, onde ganhou o prêmio New-digate com o seu poema Ravena (1874). Depois de terminar os estudos, instala-se em Londres. Com o seu talento e encanto pessoal em breve se destaca no mundo literário londrino como ensaísta e poeta.

Depois da publicação do seu primeiro livro de poesia Poemas (1881), viaja até aos Estados Unidos. Ao chegar à alfândega de Nova Iorque, declara: “Não tenho nada a declarar exceto o meu gênio.”

Depois de dois anos em Paris, casa com Constance Lloyd de quem tem dois filhos.

Entre 1887 e 1889 dirige a revista feminina The Woman's World. Deste período fazem parte os seus contos reunidos em O Príncipe Feliz, os dois volumes de crônicas e histórias, O Crime de Lord Arthur Saville e Uma Casa de Romãs e o seu único romance O Retrato de Dorian Gray. 

Em 1892 foi levada à cena a sua peça O Leque de Lady Windermere, em 1893 estreou-se Uma Mulher sem Importância e dois anos depois Um Marido Ideal. A peça Salomé, escrita em francês, foi representada em Paris por Sarah Bernhard e posteriormente traduzida para inglês por Lord Alfred Douglas. 

O pai deste, marquês de Queenberry, desaprovando a estreita amizade do filho com Wilde, insultou publicamente o escritor. Isto iniciou uma série de acontecimentos que levaram à condenação de Wilde por homossexualidade.

Permaneceu dois anos na colônia penal de Reading, onde escreveu uma longa carta a Lord Alfred, publicada em parte em 1905 com o título De Profundis.

Ao sair da prisão, arruinado, viu-se reduzido a viver da caridade dos amigos na Itália e na França. Aqui escreverá a sua obra famosa A Balada do Presídio de Reading (1898), inspirada na sua experiência na prisão. No exílio adaptou o nome Sebastien Melmoth, personagem de Melmoth the Wanderer, de Maturin. Morreu em Paris em 1900.

 Oscar Wilde - Do Livro O Retrato de Dorian Gray

 


          

0 Comentários: