Propaganda

domingo, fevereiro 25, 2024

O escuro é mais rápido que a luz?


 

Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade mostrou que nada com massa pode viajar mais rápido que a velocidade da luz.

À medida que os objetos viajam mais rápido, sua massa aumenta e, quanto mais massa eles têm, mais difícil é obter aceleração, de modo que nunca atingem a velocidade da luz.

O que torna a luz tão especial?

A luz é composta de partículas chamadas fótons. Os fótons são muito especiais. Eles não apenas carecem de massa, o que lhes dá liberdade para atravessar vazios como o espaço, mas também não precisam acelerar. A energia natural que possuem faz com que ao serem criados já estejam a todo vapor.

Partículas foram aceleradas a 99,99% da velocidade da luz em aceleradores como o Large Hadron Collider. No entanto, essas partículas nunca atingirão a velocidade da luz porque possuem massa.

As sombras podem se mover mais rápido que a velocidade da luz?

Em sentido estrito, a escuridão não existe por si só como uma única entidade física, mas é simplesmente a ausência de luz.

Não pode ter uma velocidade. Ele não se move ou viaja de forma alguma. Porém, se pensarmos na escuridão como ausência de luz, a escuridão é perseguida pela luz e, portanto, desaparece na mesma velocidade com que a luz chega. Nesse sentido, a velocidade da escuridão é equivalente à da luz.

É até relativo afirmar que a escuridão é realmente "escura", já que a energia emitida pela luz é reduzida pela mudança para o vermelho (a luz enfraquece).

O deslocamento para o vermelho significa que seu comprimento de onda fica mais longo e, se for longo o suficiente, eles param de ser visíveis (luz infravermelha) e se tornam ondas de micro-ondas.

Em outras palavras, ela está realmente lá, mas não é visível aos nossos olhos, além disso, pode não haver algo com o qual a luz possa interagir de modo que ela retorne diretamente aos nossos olhos.

0 Comentários: