Propaganda

domingo, novembro 26, 2023

Uma árvore plantada numa árvore


Você sabia que os japoneses produzem madeira há 700 anos sem derrubar árvores? No século 14, os japoneses inventaram a extraordinária técnica daisugi. 

Na verdade, os daisugi preveem que essas árvores sejam plantadas para as gerações futuras e não sejam cortadas, mas podadas como se fossem bonsai gigantes.

Aplicando essa técnica aos cedros, a madeira que se obtém é uniforme, reta e sem nós, praticamente perfeita para a construção. Uma poda como regra de arte que permite que a árvore cresça e germine com o uso de sua madeira, sem nunca a cortar.

Daisugi

Daisugi é uma técnica japonesa relacionada à poda, usada em árvores Cryptomeria. O termo se traduz aproximadamente como "plataforma de cedro". Os brotos da base da árvore são podados para que o tronco fique reto. Acredita-se que a produção de toras por daisugi tenha começado no período Muromachi.

Naquela época, a cerimônia do chá tornou-se popular em parte porque as toras daisugi eram usadas na construção de salões de chá, por exemplo, para a alcova tokonoma.

A área de Kitayama em Kyoto tornou-se especialmente conhecida por sua floresta de daisugi. 

No século XIV, uma forma de arquitetura Sukiya-zukuri muito reta e estilizada estava na moda no Japão. No entanto, simplesmente não havia matéria-prima suficiente para construir essas casas para cada nobre ou samurai que desejasse uma.

Assim, a técnica daisugi de aplicação de técnicas de poda de bonsai em árvores grandes foi desenvolvida. A técnica resulta em uma colheita de toras retas sem a necessidade de cortar a árvore inteira. 

Embora originalmente uma técnica de manejo florestal, a daisugi também encontrou seu caminho nos jardins japoneses como uma característica estética. 

 

0 Comentários: