Propaganda

segunda-feira, novembro 27, 2023

O Primeiro Campo de Extermínio Nazista


 


O Primeiro Campo de Extermínio Nazista - Chelmno foi o primeiro campo de extermínio nazista e o primeiro local em que o gás tóxico foi usado numa instalação fixa. Situado a 50 km de Lodz – Polônia, funcionou entre 1941 e 1943 e novamente entre 1944 e 1945.

As execuções no local iniciaram-se no dia 08 de dezembro de 1941 quando as vítimas começaram a ser trazidas das áreas próximas, por caminhões. 

Já em janeiro de 1942, passaram a chegar, em vagões de trens lotados que vinham da Alemanha, Áustria, Boêmia, Morávia e Luxemburgo.

Os oficiais das SS a princípio, vestiam jalecos brancos passando-se por médicos e dizendo a todos que iriam somente tomar um banho desinfetante, antes de viajarem a Alemanha para trabalhar. 

Os guardas então empurravam os prisioneiros sem roupa para uma rampa inclinada, que terminava no bagageiro de um caminhão onde cabiam cerca de 70 pessoas.

Quando o caminhão estava cheio, as portas eram fechadas e seladas. Um tubo era encaixado no escapamento e o motor era ligado, bombeando o monóxido de carbono para dentro da carroceria e assassinando todos por asfixia.

Quando o tubo era desencaixado, o caminhão cheio de cadáveres era levado até a floresta, onde dezenas de prisioneiros judeus eram forçados a remover os corpos da carga e jogá-los nas covas coletivas.

Como as covas se enchiam rapidamente, o cheiro de corpos decompostos começou a invadir as aldeias vizinhas, e então a SS ordenou que os corpos passassem a ser queimados ao ar livre, em "fornos" feitos com trilhos de trem.

Periodicamente, as SS e os oficiais da polícia assassinavam os trabalhadores escravos e os substituíam pelos recém-chegados

No início de setembro de 1944, como parte do Aktion 1005, os nazistas começaram a destruir todas as evidências de assassinato em massa neste e em outros campos. Chelmno foi libertado em 17 de janeiro de 1945, pelos soviéticos.

Todos os prisioneiros foram evacuados pelos alemães. Apenas 7 judeus conseguiram escapar durante o funcionamento do campo. Foram assassinadas em torno de 200.000 pessoas, a imensa maioria, judeus

Na imagem vemos Judeus carregando seus pertences durante a deportação para o centro de extermínio de Chelmno.

Texto e fonte: Museu do Holocausto.

0 Comentários: