Propaganda

terça-feira, novembro 28, 2023

História da Fotografia


A primeira fotografia da história em que o Humano aparece na frente da câmera. Esta fotografia é a primeira imagem em que uma pessoa aparece na frente da câmera, e é também a primeira imagem da cidade de Paris.

A câmera usada levou cerca de 10 minutos para captar a luz e a cena, e a rua estava cheia de gente, mas eles se moviam enquanto fotografavam, então não apareceram na foto exceto por uma pessoa que parou por minutos para engraxar os sapatos, a história o imortalizou, ele e mais alguém que trabalhava como engraxate, e isso foi no ano de 1839.

História

A história da fotografia começou com a descoberta de dois princípios críticos: a projeção da imagem da câmera escura e a observação de que algumas substâncias são visivelmente alteradas pela exposição à luz.

Não há artefatos ou descrições que indiquem qualquer tentativa de capturar imagens com materiais sensíveis à luz anteriores ao século XVIII.

Por volta de 1717, Johann Heinrich Schulze capturou letras recortadas em uma garrafa de uma pasta sensível à luz, mas aparentemente nunca pensou em tornar os resultados duráveis.

Por volta de 1800, Thomas Wedgwood fez a primeira tentativa documentada de forma confiável, embora malsucedida, de capturar imagens de câmeras de forma permanente. Seus experimentos produziram fotogramas detalhados, mas Wedgwood e seu associado Humphry Davy não encontraram uma maneira de corrigir essas imagens.

Em 1826, Nicéphore Niépce conseguiu, pela primeira vez, fixar uma imagem capturada com uma câmera, mas pelo menos oito horas ou mesmo vários dias de exposição na câmera eram necessários e os primeiros resultados eram muito grosseiros.

O associado de Niépce, Louis Daguerre, desenvolveu o processo de daguerreótipo, o primeiro processo fotográfico anunciado publicamente e comercialmente viável. O daguerreótipo exigia apenas alguns minutos de exposição na câmera e produzia resultados nítidos e minuciosamente detalhados.

Os detalhes foram apresentados ao mundo em 1839, uma data geralmente aceita como o ano de nascimento da fotografia prática. 

O processo de daguerreótipo baseado em metal logo teve alguma concorrência do negativo de calótipo baseado em papel e processos de impressão de sal inventados por William Henry Fox Talbot e demonstrados em 1839 logo após notícias sobre o daguerreótipo chegarem a Talbot.

As inovações subsequentes tornaram a fotografia mais fácil e versátil. Novos materiais reduziram o tempo necessário de exposição da câmera de minutos para segundos e, eventualmente, para uma pequena fração de segundo; os novos meios fotográficos eram mais econômicos, sensíveis ou convenientes.

Desde a década de 1850, o processo de colódio com suas placas fotográficas à base de vidro combinava a alta qualidade conhecida do daguerreótipo com as múltiplas opções de impressão conhecidas do calótipo e foi comumente usados por décadas.

Os filmes em rolo popularizaram o uso casual por amadores. Em meados do século XX, os desenvolvimentos possibilitaram aos amadores tirar fotos em cores naturais, bem como em preto e branco. A introdução comercial de câmeras digitais eletrônicas baseadas em computador na década de 1990 logo revolucionou a fotografia.

Durante a primeira década do século XXI, os métodos fotoquímicos tradicionais baseados em filme foram cada vez mais marginalizados à medida que as vantagens práticas da nova tecnologia se tornaram amplamente apreciadas e a qualidade da imagem de câmeras digitais de preço moderado foi continuamente aprimorada.

Especialmente desde que as câmeras se tornaram um recurso padrão em smartphones, tirar fotos (e publicá-las instantaneamente online) tornou-se uma prática diária onipresente em todo o mundo.

Origem da Palavra

A cunhagem da palavra "fotografia" é derivada do inglês "photography", geralmente atribuída a John Herschel em 1839. É baseada no grego φῶς (phōs; genitivo phōtos), que significa "luz", e γραφή (graphê), que significa "desenho, escrita", juntos significando "desenho de luz”.

A Primeira Fotografia

A sensibilidade de certas substâncias à luz era conhecida há tempos, mas foi somente em 1826 que o inventor Joseph Nicéphore Niépce obteve a primeira fotografia.

Para isso Niépce usou uma câmera escura, que é uma caixa composta por paredes opacas, com um orifício em um dos lados. Na parede oposta ao orifício, ele colocou uma placa de estanho revestida com betume da Judeia (um derivado do petróleo, similar ao asfalto).

Este betume é fotossensível, endurecendo na presença de luz. Após expor a câmara por oito horas na janela da sala em que trabalhava, a placa foi removida. Então ele a lavou com óleo de lavanda, o qual dissolveu as partes do betume que não tinha sido endurecido pela luz.

O resultado foi a foto da paisagem da janela, mostrada na figura. Estava dado o primeiro passo para produção de fotografias mais precisas, que começaram a ser feitas na década seguinte. 



0 Comentários: