Propaganda

sábado, dezembro 02, 2023

Peste Bubônica

Bubão na coxa de uma pessoa infetada com peste bubónica.
 

Peste bubônica é um dos três tipos de peste causada pela bactéria Yersinia pestis. Entre 1 a 7 dias após a exposição à bactéria começam-se a manifestar sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, dores de cabeça, e vômitos. 

Os gânglios linfáticos mais próximos do local onde a bactéria penetrou na pele podem encontrar-se inchados e dolorosos. Em alguns casos os gânglios inflamados podem abrir-se.

A doença é considerada, historicamente, a causadora da Peste Negra, que assolou a Europa no século 14, matando entre 75 milhões e 200 milhões pessoas na antiga Eurásia. No total, a praga pode ter reduzido a população mundial de 450 milhões de pessoas para 350 milhões.

Os três tipos de peste são classificados em função da via de infecção: peste bubônica, peste septicémica e peste pneumônica.  A peste bubônica é transmitida principalmente por pulgas entre animais de pequeno porte.

Pode também ser o resultado da exposição aos fluidos corporais de um animal infectado com a peste. Na forma bubônica da peste, as bactérias penetram na pele pela mordedura da pulga e deslocam-se pelos vasos linfáticos até um gânglio linfático, fazendo com que inflame. O diagnóstico é confirmado com a detecção da bactéria no sangue, no escarro ou no líquido dos gânglios linfáticos.

A prevenção consiste em medidas de saúde pública, como não manusear carcaças de animais em regiões onde a peste é comum. As vacinas não têm demonstrado utilidade na prevenção da doença. Estão disponíveis vários antibióticos eficazes para o tratamento de peste bubônica, como a estreptomicina, gentamicina e doxiciclina. 

Sem tratamento, a doença causa a morte de 30% a 90% das pessoas infetadas. Nos casos em que ocorre, a morte geralmente dá-se no prazo de dez dias. Com tratamento adequado o risco de morte é de 10%. Em todo o mundo estão documentados cerca de 650 casos por ano, que resultaram em cerca de 120 mortes. No século XXI, a doença foi mais comum na África.

A primeira grande pandemia de peste bubônica foi a Praga de Justiniano, que se estima ter eliminado 25 a 50 milhões de pessoas no século VI. Acredita-se que a peste bubônica tenha sido a causa da Peste Negra que assolou a Europa, Ásia e África no século XIV.

Estima-se que a Peste Negra tenha resultado na morte de cerca de 50 milhões de pessoas, entre as quais um número correspondente a 25–60% da população européia na época. Uma vez que a peste matou grande parte da força de trabalho, a procura de mão de obra fez subir os salários. 

Alguns historiadores consideram este evento um momento de viragem no desenvolvimento econômico europeu. A terceira e última grande pandemia de peste surgiu no século XIX e matou mais de 12 milhões de pessoas na Índia e China. 

O termo "bubônica" deriva da palavra grega βουβών, que significa "virilha". O termo "bubão" é usado para se referir aos gânglios linfáticos inchados.

0 Comentários: