Propaganda

sábado, maio 13, 2023

Não culpe ninguém pelo que acontece a você.



Não culpe ninguém pelo que acontece a você. - Estou onde estou pelos caminhos e descaminhos que segui. Pelas decisões que tomei, que me levaram às estradas por onde tenho andado. Estradas que acabaram por me trazer exatamente onde estou hoje.

Caí nos buracos e nas valas dessas estradas. Tomei atalhos desconhecidos e cheguei onde não quis e não planejei.

Será que faria tudo de novo? Com certeza. Se pudesse voltar no tempo, queria voltar ao começo da mesma estrada que me trouxe até aqui. Percorrer os mesmos caminhos e atalhos. Mesmo sabendo aonde me levariam. Como me disse uma amiga, recentemente: a gente está onde se coloca.

Foram estradas tortuosas, cheias de buraco e lama. Mas, de vez em quando, em uma curva, encontrei flores para me alegrar, sombra para descansar. É por causa dessas flores e dessas sombras que eu faria tudo de novo.

Passei por paisagens lindas, que renovaram minhas forças e acalmaram minhas tristezas. Tenho certeza que, em meio a ansiedade de chegar a algum lugar, não vi o pôr do sol, deixei passar algumas flores e perdi umas tantas sombras. 

Mas, mesmo assim, consegui ver beleza em meio à lama e buracos. Consegui atravessar pântanos e florestas densas, que me fizeram perder o rumo e chegar onde não queria.

Eu não queria estar onde estou. Não planejei, não sonhei com esse lugar. Deu tudo errado, mas aqui estou.

Eu até tinha um mapa da vida, mas o perdi logo no primeiro temporal que enfrentei. E, como a vida não vem com GPS, segui meus caminhos no instinto mesmo.

Hoje, me encontro numa encruzilhada e as opções de caminho a minha frente são muito parecidas e pouco convidativas. Mas, depois de tantos tropeços, aprendi que o que vai fazer a diferença será o modo como vou percorrer esses caminhos.

Que bom que ainda tem muita estrada a minha frente. Já pensou se eu já estivesse chegado ao final dela??? Que sem graça que será quando eu chegar ao tão sonhado oásis. E como vou ficar sem minhas flores e minhas sombras?

Não. Quero mais é caminhar. Por essa longa estrada da vida.

Ana Tereza Toni (Nietzsche: filosofia, poesia e prosa) 

0 Comentários: