Propaganda

quarta-feira, janeiro 10, 2024

Elizabeth "Jane" Shore


 

Jane Shore, foi a amante do rei inglês, Eduardo IV. Diz-se que ela era linda, charmosa e espirituosa, e imaginava-se que exercia uma influência benéfica sobre Eduardo.

A relação deles duraria até a morte de Eduardo em 1483. Nascida em Londres por volta de 1445, o seu verdadeiro nome era Elizabeth Lambert e era filha de John Lambert, um comerciante rico.

Jane na tenra idade casou com William Shore, um ourives. O casamento foi anulado em março de 1476, depois de Jane ter pedido com o argumento de que o seu marido era impotente, impedindo-a de ter filhos.

Eduardo conheceu-a cerca de um ano após o seu regresso da França em 1469, e tomou-a como sua amante. Depois da morte de Eduardo em 1483 ela tornou-se amante de Thomas Grey, 1.o Marquês de Dorset, que era filho da viúva de Eduardo, Elizabeth Woodville.

Ela também se tornou amante do poderoso William, Lord Hastings, e ajudou a unir as facções de Hastings e Woodville contra o protetor, Richard de Gloucester.

Ao longo do tempo, a relação entre as duas famílias foi vista como uma ameaça por Richard. Lord Hastings foi acusado de traição e executado em 18 de junho de 1483.

Os Woodvilles também não escaparam.

Elizabeth foi acusada de bruxaria, e vários dos seus parentes, incluindo um dos seus irmãos, foram executados. Jane sendo alvo de Richard III foi acusada de bruxaria.

No entanto, não havia provas suficientes para condená-la, então ela foi acusada de "harlotria" (prostituição). Foi condenada à tradicional penitência pública por prostituta na Catedral de São Paulo.

Estava vestida com a sua kirtle, e carregava um taper enquanto era forçada a andar descalça pelas ruas de Londres. Após a sua penitência pública ter sido concluída, Jane foi enviada para a Prisão de Ludgate.

Durante a sua reclusão, Thomas Lynom, o advogado do Rei apaixonou-se por Jane e pediu a sua mão em casamento. Enquanto Richard tentava fazer com que Thomas mudasse de ideias, ele estava inflexível e, eventualmente, conseguiu obter um perdão para Jane, do rei.

Jane teria um filho com Lynom. Ela morreu em 1527 aos 82 anos e está enterrada na Igreja Hinxworth em Hertfordshire.


0 Comentários: