Propaganda

domingo, janeiro 07, 2024

Jaws – Tubarão, O Filme


 

Jaws, Tubarão é um filme de suspense estadunidense de 1975, dirigido por Steven Spielberg, baseado no livro homônimo de Peter Benchley, coautor do roteiro ao lado de um dos atores do filme, Carl Gottlieb.

Na trama, um grande tubarão-branco ameaça banhistas nas praias da fictícia Amity Island, na Nova Inglaterra, levando o chefe de polícia local (Roy Scheider) a caçá-lo com a ajuda de um biólogo marinho (Richard Dreyfuss) e um caçador de tubarões profissional (Robert Shaw). O filme foi distribuído pela Universal Pictures.

Filmado em sua maior parte em Marthas’s Vinevard, Massachussetts, o filme teve uma produção complicada, estourando o orçamento inicial de US$ 4 milhões até chegar a US$ 9 milhões, sofrendo muitos atrasos e enfrentando problemas com o tubarão mecânico, o que levou muitas cenas a apenas sugerir a presença do predador empregando um tema musical ameaçador e minimalista criado pelo compositor John Williams.



Jaws foi lançado nos Estados Unidos em 20 de junho de 1975, acompanhado de grande campanha publicitária da Universal Pictures, tornando-se um grande sucesso de crítica e comercial, conseguindo o que foi à época o maior faturamento da história com um pouco mais de 470 milhões de dólares e a maior bilheteria de todos os tempos até o lançamento de Star Wars (1977.

O filme originou três sequências, nenhuma com a participação de Spielberg ou Benchley: Tubarão II (1978), Tubarão III (1983) e Tubarão IV – A Vingança (1987).



O filme Tubarão estreou a 48 anos

De acordo com o escritor Carl Gottlieb, a frase "Você vai precisar de um barco maior" não foi escrita, mas foi improvisada por Roy Scheider.

O diretor Steven Spielberg, teve que improvisar várias cenas no filme, porquê simplesmente o tubarão que era todo mecânico não funcionava como deveria.

Muitas cenas em que aparece apenas parte do tubarão ou somente o movimento da câmera na água com a trilha sonora tocando, foram improvisadas pelo diretor.

A produção deveria gastar 500 mil dólares no tubarão mecânico, mas foram gastos um total de 1 milhão e 200 mil dólares durante todo o filme, somente no mecatrônico.

O que acabou não tendo grande relevância, pois o filme foi um estrondoso sucesso de bilheteria.

Quando o compositor John Williams tocou originalmente a trilha para o diretor Steven Spielberg, Spielberg riu e disse: "Isso é engraçado, John, realmente; mas o que você realmente tinha em mente para a trilha de Tubarão?"

Spielberg afirmou mais tarde que sem a trilha sonora de Williams, o filme teria tido apenas metade do sucesso e, de acordo com Williams, aquela trilha deu um salto em sua carreira.

O filme venceu o Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora, além de Edição e Som.


0 Comentários: